Pular para o conteúdo

ATENÇÃO INGÁ , ATENÇÃO PARAIBA , ATENÇÃO BRASIL , MUITA ATENÇÃO !!! Consulta Pública para criação do Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá

itacoatiaras pgAs Unidades de Conservação estão entre as estratégias mais efetivas de preservação da natureza, garantindo a proteção da biodiversidade, belezas cênicas e do patrimônio arqueológico e cultural.

Na Paraíba existe uma localidade que preserva um importante registro da nossa pré-história: as Itacoatiaras do Ingá, localizadas no município homônimo. Este importante sítio arqueológico salvaguarda registros da tradição dos povos indígenas que habitaram nosso Estado através das gravuras talhadas em rocha, os petróglifos, ou como se diz em tupi, as Itacoatiaras.

Além disso, preserva-se porção de vegetação nativa, tipificada como transicional para os biomas Mata Atlântica e Caatinga, subsidiando-nos com informações para melhor recompor as áreas degradadas da região.

Depois da elaboração de diversos estudos científicos, o Governo da Paraíba está propondo criar uma Unidade de Conservação de Proteção Integral para proteger esse importante território.

Seguindo o que determina a Lei Federal 9.985/2000 (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) se iniciou o processo administrativo de criação do futuro Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá.

Para que haja legitimidade desta iniciativa, a população paraibana precisa ter ciência do estudo técnico-científico que embasou esta decisão, antes que ocorra a audiência pública, ato obrigatório que ocorrerá no dia 03 de setembro de 2025.

Clique aqui, conheça o estudo, participe deste importante momento da gestão ambiental do nosso Estado. SOMOS TODOS responsáveis pela conservação do meio ambiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *