Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Atenção: como os golpistas clonam um WhatsApp?

Atenção: como os golpistas clonam um WhatsApp?

Tecnologia

Atualmente, as pessoas fazem negócios, trabalham, trocam informações e confraternizam com a família usando as redes sociais, principalmente o WhatsApp. Mesmo quem não possui redes sociais como Facebook, LinkedIn e Instagram, aderiu ao WhatsApp pela facilidade na comunicação com outras pessoas, usando o sinal de internet, e porque a adesão é muito alta.

Se por um lado haver tanta gente é um ponto positivo, isso chama a atenção de pessoas com más intenções, que querem dar golpes. E o golpista não tem cara de golpista, mas a cara do seu amigo ou parente. Quer saber como prevenir? Siga com a gente e saiba mais!

WhatsApp instalado em celular. Imagem: Arivera / Pixabay

1. Promoções e códigos de ativação falsos

O WhatsApp só funciona com um número de telefone em cada aplicativo instalado. Quem cria uma conta, ativa naquele celular com um código de SMS.

Esse processo é feito a cada novo telefone ou reinstalação que as pessoas fizerem. Como não é um hábito constante, muitos esquecem como que isso foi feito.

Os golpistas pedem o número de celular da vítima e dão desculpas como entrada em evento, sorteios e outras diversas para receberem o código de ativação por SMS da vítima. Pronto: se ela não ativou autenticação em duas etapas, seu WhatsApp mudou de celular e foi parar no dos golpistas. Aí eles começam a pedir dinheiro para seus contatos.

Quem receber pedidos desses, também deve estar alerta, avisando a pessoa que caiu no golpe. Não é impossível que uma pessoa realmente precise de dinheiro, mas você precisa se certificar se é isso mesmo. Pergunte coisas que só seu contato saberia responder, converse por outra rede social, peça chamadas com áudio e vídeo e, descobrindo o problema, denuncie a conta ao WhatsApp para bloqueio.

2. Novo número falso

Menos elaborado, o golpe do novo número falso consiste na mesma ideia de pedir dinheiro aos contatos, mas sem aquela ativação. Os golpistas colocam foto e nome de uma pessoa e pedem aos conhecidos daquela pessoa (descobertos por interações – curtidas, comentários nas redes sociais).

A diferença é que o golpe é menos efetivo porque os receptores da mensagem não possuem aquele número na agenda, aparecendo apenas o número com foto no feed do WhatsApp. Pode ser que o golpista seja mais esperto, falando que trocou de número e etc., mas a base é a mesma: pedir depósitos em dinheiro.

Por fim,

Sempre aprendemos que documentos e pertences pessoais são como uma identidade. Nossas redes sociais e apps de mensagem como o WhatsApp também se tornaram e, por isso, é muito importante evitar cair em golpes em nosso nome. Sempre leia o conteúdo dos SMS que receber, e se perceber algum golpe, avise a todos e ajude a quebrar essa corrente. As dicas que você recebeu vão lhe ajudar e, se você ainda assim achar que deve transferir o dinheiro, confira os dados do receptor no app do seu banco. A um passo do golpe, ainda é possível se precaver.

Foto

Lucas Martinatto

Parcerias Digitais

(41) 99129.4048 | 3092.1001

logo