Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ATÉ SEXTA: PROJETO RIO MAMANGUAPE – FASE II PROMOVE 2ª SEMANA DA ÁGUA EM ESPERANÇA/PB

 

 rio5

 

 

A cidade de Esperança, no Agreste do estado, abre oficialmente a programação da 2ª Semana da Água do Projeto Rio Mamanguape – Fase II nesta quarta-feira, dia 05 de agosto. A atividade acontece até a próxima sexta-feira e promete mobilizar educadores e mais de 4000 alunos da rede pública de ensino com ações voltadas a Educação Ambiental e Preservação do Meio Ambiente, com foco no uso racional dos Recursos Hídricos e ainda promovendo debates sobre a escassez de água na região.

A programação de abertura está programada para ter início às 14h, no auditório da Escola Municipal Don Palmeira, localizada no Centro da cidade. Na ocasião, o Projeto Rio Mamanguape – Fase II irá promover uma espécie de amostra sobre as ações realizadas nestes 10 anos de atuação na região do semiárido paraibano. Também estão sendo programadas várias apresentações culturais.

Durante os três dias, também serão executadas ações educativas e exposições de artes, todas elas fruto dos trabalhos desenvolvidos nas unidades de ensino através das capacitações promovidas pelo Projeto que é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Nas escolas do município, técnicos da Coopacne (Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste LTDA), educadores e profissionais de saúde estarão realizando palestras e atividades educativas voltadas a Educação Ambiental.

O encerramento da 2ª Semana da Água acontece na manhã da próxima sexta (07), desta vez no ginásio de esportes “O Ninão”, com a culminância de todas as ações realizadas e a apresentação dos trabalhos pedagógicos produzidos durante o primeiro semestre deste ano. No momento, também acontecerá a premiação das melhores atividades desenvolvidas. “Nosso objetivo é antes de tudo, promover um momento de confraternização entre os educadores, alunos e a própria comunidade e também, é claro, reconhecê-los pelo empenho nas ações realizadas no município. A Semana da Água acaba se transformando em uma espécie de prestação de contas à sociedade, que tem a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pelo Projeto Rio Mamanguape – Fase II” comentou Maria da Conceição Jerônimo.

 

SEMANA DA ÁGUA EM ESPERANÇA/PB

 

Dia: 04/08/2015

Horário: 14H

Abertura Oficial da Semana da Água

 

Local: Auditório da Escola Dom Palmeira

  • Apresentação Cultural
  • Amostra dos 10 anos do Projeto Rio Mamanguape
  • Lanche

 

Dia: 06/08/2015

Horário: Manhã e Tarde

Local: Escolas Municipais

Atividades Educativas Ambientais para alunos e comunidade

 

Dia: 07/08/2015

Horário: 08h

Encerramento: Ginásio Esportivo “O Ninão”

 

Apresentação dos trabalhos e Projetos Pedagógicos desenvolvidos nas escolas municipais;

  • Apresentações culturais;
  • Premiações das melhores atividades desenvolvidas;
  • Lanche

 

 

Sobre o Projeto Rio Mamanguape – Fase II: O Projeto, patrocinado pelo Programa Petrobrás Socioambiental, tem como objetivo geral trabalhar a conservação e preservação das nascentes do Rio Mamanguape, estimulando o desenvolvimento sustentável de sua área de abrangência, tendo como eixo o uso e o manejo racional dos recursos hídricos e qualidade de vida da população ribeirinha. A ação, que em 2015 completa 10 anos, tem atuação nas regiões do Agreste e Brejo do estado da Paraíba e atualmente atende oito municípios: Lagoa Seca, Alagoa Nova, Areial, Matinhas, Esperança, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas e Pocinhos.

 

rio6