Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

As sutilezas do jornalismo militante: O importante é manter a narrativa…

As sutilezas do jornalismo militante: O importante é manter a narrativa…

O diretor-presidente da Organização Mundial de Saúde declarou ontem, em entrevista, que os casos de coronavírus estão aumentando EM TODO O PLANETA.

Em plena pandemia, seria de se esperar que uma notícia dessas merecesse pelo menos uma chamadinha na primeira página de O Globo de hoje, 2 de março de 2021.

Que nada! A notícia está escondidinha num pé de página – da página 20, para ser mais exato.

Nem coube no meu print: tive que editar a imagem, porque a notícia era a terceira de cima para baixo. Não mereceu nem o topo da página 20…

Não é a que a manchete principal na primeira página de O Globo de hoje não fala sobre o aumento da pandemia (veja imagem abaixo); mas fala exclusivamente sobre o aumento NO BRASIL.

Um desavisado poderia imaginar tratar-se de um fenômeno exclusivo de nosso país, em razão de alguma coisa (ou de “alguém”…) que tem relação só com o Brasil. Mas é claro que a gente não acha que O Globo quer transmitir subliminarmente essa ideia, não é mesmo, amiguinhos?

São as sutilezas do jornalismo-militante: notícia que ajuda a militância, a gente destaca; a que não ajuda, a gente joga lá pro fundo das últimas páginas (não teve um ministro da Fazenda que há muitos anos falou algo parecido?).

O importante é não quebrar a “narrativa”.

Marcelo Rocha Monteiro. Procurador de Justiça no Estado do Rio de Janeiro.