Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Areia Mostra Cachaça se despede de mais uma edição de sucesso (Alessandra Lontra)

Areia Mostra Cachaça se despede de mais uma edição de sucesso

Areia Mostra Cachaça 2023 – Foto: Daniel Ribeiro/Divulgação

A “Capital Paraibana da Cachaça, Areia, localizada no Brejo paraibano, despediu-se no último domingo (30) de abril, da 2ª edição de sucesso do evento “Areia Mostra Cachaça”. Durante três dias de Feira, produtores da Paraíba e de outras regiões do país puderam expor e comercializar suas cachaças, apresentando ao público a qualidade e a diversidade da bebida.

O “Areia Mostra Cachaça” é um evento que está na sua segunda edição, mas que já é considerado um dos mais importantes do calendário turístico da Paraíba, e tem sido fundamental para estimular o desenvolvimento da produção e comercialização da cachaça na região, além de movimentar o turismo. O objetivo principal do “Areia Mostra Cachaça” é valorizar e promover a cachaça paraibana, além de resgatar e divulgar a história e a cultura da bebida.

O evento, que é realizado pela Associação de Produtores de Cachaça de Areia – APCA, contou com mais de 50 expositores de empresas ligadas ao segmento como a de maquinários em inox, alambiques de cobre, garrafas, tampinhas de plástico para a indústria de bebidas, embalagens, brindes, dentre outras.

Para os produtores de cachaça, o “Areia Mostra Cachaça” representa uma oportunidade para divulgar seus produtos, fazer negócios e ampliar suas redes de contatos. A Feira oferece um espaço para os produtores apresentarem seus produtos ao público, realizarem degustações e comercializarem suas bebidas e contou, também, com visitas técnicas aos engenhos, atividades culturais com apresentações de músicos locais, artesanato, doces, queijos e uma ala de comercialização da gastronomia de empresas areienses, o que contribuiu para o êxito da experiência cultural e gastronômica dos turistas e visitantes.

Também fez parte da programação do “Areia Mostra Cachaça”, o curso de formação profissional de Sommelier de Cachaça, que possibilitou uma verdadeira imersão no mundo dessa bebida, por meio de conhecimentos da história, do mercado, dos processos de produção, avaliações sensoriais, harmonização com comidas e bebidas, conhecimentos técnicos e de legislação do setor, deixando a região do Brejo com profissionais cada vez mais qualificados.

Nas manhãs dos dois primeiros dias do evento, fomos “brindados” com diversas palestras sobre o setor produtivo da cachaça na Paraíba e no Brasil, com espaço para debate e reflexão sobre os desafios e oportunidades desse mercado em constante crescimento. Durante o evento, foram discutidos temas como a produção, a qualidade, a comercialização e a valorização da cachaça enquanto patrimônio cultural e gastronômico brasileiro. Além disso, as palestras constituíram-se oportunidades para que os produtores, técnicos, pesquisadores e demais profissionais envolvidos no setor pudessem trocar experiências e conhecimentos, ampliando seus horizontes e possibilitando a melhoria contínua da produção e do consumo da cachaça. As palestras também tiveram um papel importante na divulgação da cachaça como uma bebida de qualidade e de valor, contribuindo para o fortalecimento da identidade e da imagem desse produto, tanto no mercado nacional como no internacional.

A cachaça é parte integrante da história e da cultura do Brasil, cujo aprimoramento da qualidade da bebida tem contribuído para sua maior valorização. A cachaça é uma bebida tipicamente brasileira, produzida a partir da fermentação e da destilação da cana-de-açúcar. Sua história remonta aos tempos da colonização do Brasil, quando os portugueses introduziram a produção de aguardente em território brasileiro. Com o passar dos séculos, a cachaça se tornou uma bebida popular em todo o país, com uma grande variedade de sabores e aromas que refletem as diferentes técnicas de produção e as tradições locais.

Hoje, a cachaça é uma bebida presente nos mais sofisticados mercados nacionais e internacionais e está inserida na Economia Criativa como um produto de grande valor cultural e econômico para o país. No entanto, por muito tempo a cachaça foi vista como uma bebida de baixa qualidade e pouco valorizada. Nos últimos anos, no entanto, a cachaça tem passado por um processo de valorização e aprimoramento da sua qualidade, o que tem impulsionado o seu reconhecimento nacional e internacional.

Atualmente, a cachaça está ganhando espaço em mercados sofisticados e exigentes, graças ao trabalho de produtores que têm investido em técnicas modernas de produção, como a fermentação controlada e o envelhecimento em barris de madeira. Essas técnicas permitem a produção de cachaças mais refinadas e com sabores e aromas mais complexos que agradam aos paladares mais exigentes.

Além disso, a cachaça tem sido cada vez mais valorizada como um souvenir gastronômico, sendo oferecida em restaurantes e lojas de presentes como uma bebida típica do Brasil, associada à cultura e à tradição brasileira. Esse reconhecimento tem contribuído para a valorização da cadeia produtiva da cachaça e para o desenvolvimento da economia criativa do país.

Ademais, o evento tem sido importante para a economia da região, gerando emprego e renda. Com a crescente valorização da cachaça de qualidade, a Feira, já na sua segunda edição,  tornou-se um importante canal de venda e de negócios para os pequenos produtores locais.

Dessa forma, o evento “Areia Mostra Cachaça” se consolida como um importante catalisador para a promoção e o fortalecimento da cultura da cachaça na Paraíba, contribuindo para a preservação das tradições e para a valorização da identidade cultural da região. Além disso, a Feira tem atraído um grande número de turistas e visitantes, que buscam conhecer a história e a qualidade das cachaças paraibanas.

Com isso, o evento tornou-se um importante fator de desenvolvimento para o turismo local, movimentando a economia da região e estimulando o comércio e a oferta de serviços. O “Areia Mostra Cachaça” se consolida, assim, como uma iniciativa bem-sucedida que alia a valorização do patrimônio cultural da Paraíba ao desenvolvimento econômico e social da região. A iniciativa é um exemplo de como a valorização das tradições e a promoção da qualidade dos produtos regionais podem gerar benefícios econômicos e sociais para o território.

O sucesso do Areia Mostra Cachaça não se limita apenas aos produtores e apreciadores da bebida mas, também, movimenta toda a cadeia produtiva do turismo, gerando empregos e renda para a região. Com certeza, essa edição deixará saudades; por tudo isso, a expectativa para a próxima edição já começa a crescer.

Galeria de fotos: