Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Areia Mostra Cachaça realiza segunda edição em abril

A Associação de Produtores de Cachaça de Areia, APCA, anunciou a realização da ll edição do Areia Mostra Cachaça. O evento acontece de (28) a (30) de abril, no Campus da UFPB de Areia.

E este ano, a Mostra toma uma proporção maior. Vão ser três dias de feira, com foco no beneficiamento do destilado, gastronomia inspirada na cachaça, além de uma programação com artistas locais.Já está confirmado um número maior de expositores, fornecedores de insumos da cadeia produtiva e expectativa de maior participação de produtores de cachaças do Norte e Centro Oeste do país.

Durante a semana do evento, também haverá a oferta de cursos para capacitação dos produtores locais como sommelier de cachaça e mestre alambiqueiro. Além de palestras abertas para a comunidade, principalmente estudantes de cursos técnicos e superiores interessados no processo de produção do destilado.

Segundo Thiago Henrique Baracho, presidente da APCA, o evento consolida um momento muito positivo para os produtores de cachaça que estão ganhando visibilidade aqui e em outros países. “O número de produtores de cachaça vem crescendo na Paraíba, em especial na região de Areia, que é responsável por mais da metade da produção legalizada do estado, por isso um evento como esse auxilia ainda mais no desenvolvimento dessa cadeia produtiva e na geração de emprego.”

Ano passado, no primeiro ano do Areia Mostra Cachaça, foi lançado o Blend Engenhos de Areia. Houve a junção das cachaças de 10 produtores da cidade. O blend rendeu três prêmios em concursos nacionais. Isso exalta a qualidade dos produtos que estão reunidos no blend e a capacidade técnica dos produtores em elaborar um destilado deste nível.

“Nossos produtos já estavam bem posicionados no mercado, mas o evento nos deu a oportunidade de mostrarmos nossas unidades de produção e o quão estamos evoluídos no que diz respeito ao processo produtivo”, reforçou Thiago.

O blend Engenhos de Areia, nas versões ouro e prata, conquistou a medalha de ouro no concurso de vinhos e destilados e a medalha de Mérito Sensorial no concurso da Expocachaça, além da medalha de ouro no concurso de vinhos e destilados 2022.

Para a ll edição do Areia Mostra Cachaça, as principais marcas da Paraiba já estão confirmadas. “Estamos buscando parcerias para trazer mais produtores de outras regiões para termos uma maior diversidade de sabores na feira”, acrescentou Thiago.

Em breve, a APCA vai divulgar a programação completa do II Areia Mostra Cachaça.

Ascom APCA

Alessandra Lontra