O café é uma bebida versátil que pode ser incluída no café da manhã ou outras refeições rápidas. No Brasil, sua ingestão é acompanhada por um produto adoçante, geralmente açúcar branco. Apesar de dar um toque especial à preparação, o uso excessivo resulta em problemas de saúde, além de dificultar a perda de peso.
Confira algumas dicas para você começar a desfrutar do seu café sem açúcar
Escolha um café de qualidade
O processamento de grãos de café é importante para garantir aroma e sabor especiais, sem deixar o paladar sentindo essa amargura. Portanto, opte por marcas orgânicas ou novinhas.
Observe a torragem
A torrada de café deve ser clara, ao contrário do que muitos acreditam, pois dessa forma eles não escondem imperfeições e são mais frios.
Veja as notas e ingredientes
Verifique a data de validade e fabricação
Verifique sempre a data de validade e, ao transferir para um pote, anote o limite de consumo. O café vencido geralmente é mais amargo quando não é inpalatável no momento da decomposição.
Armazene o café corretamente
Em contato com o ar, o pó pode sofrer oxidação, por isso disponha em um recipiente hermeticamente fechado a temperatura controlada.
Prefira grãos de café
Um pouco mais difícil de encontrar, grãos de café podem ser feitos em horários especiais. Você precisa ter um aparelho para moer, obtendo uma mistura artesanal e muito saborosa.
Tempo de preparação
Algumas cafeteiras oferecem essa opção para controlar o tempo de respingo enquanto o café está sendo tenso. Isso é importante para não amargar a bebida, preservando suas propriedades.
Temperatura da água ou quantidade de pó
Ao colocar água fervente e muito quente acima do necessário, o café fica amargo e mau gosto.