Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Animais ajudam a diminuir depressão, fazem bem para coração e podem detectar até câncer

No Dia Nacional dos Animais de Estimação, comemorado nesta terça-feira (14), o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) destaca pesquisas que apontam os benefícios dos pets para a saúde humana. Segundo os estudos, os bichos ajudam a reduzir estresse, diminuir depressão, fazem bem para o coração, ajudam na perda de peso e podem detectar hipoglicemia e até câncer.

O médico veterinário José Cecílio, presidente do CRMV-PB, reforça que os bichinhos trazem inúmeros benefícios para o ser humano, mas precisam de cuidados especiais. “Os animais trazem inúmeros benefícios para o ser humano e, cada vez mais, estão sendo usados para terapias e até mesmo para visita a tutores que estão internados. Mas sempre é bom lembrar que os pets precisam de uma rotina de cuidados, além de uma alimentação balanceada e hidratação. Recomendamos manter o cartão de vacinação e vermifugação em dia e também fazer visitas periódicas ao veterinário”, destacou.

As pesquisas comprovam que os animais são ótimos companheiros e fazem bem à saúde. Atualmente, são utilizados em ações dentro de hospitais e até em terapias externas. Essa prática é chamada de zooterapia ou Terapia Assistida por Animais que consiste na utilização de animais como instrumentos facilitadores de abordagem e que oferece um potencial terapêutico para ajudar e antecipar a recuperação da saúde dos humanos.

Um estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York mostrou que os bichos de estimação são ótimas companhias para combater o estresse. A convivência reduz a sensação de solidão, a ansiedade e a depressão, pois em contato com os animais, o ser humano passa a produzir mais hormônios como a ocitocina, prolactina e a serotonina, que melhoram o humor.

Outro benefício do contato com os bichinhos é reduzir o risco de alergias em crianças. Estudos da Universidade de Wisconsin-Madison mostraram que as chances de uma criança ter esse tipo de problema são 33% menores com um bicho de estimação, pois com a convivência os pequenos desenvolvem um sistema imunológico mais forte.

Coração – O contato com animais também faz bem ao coração. Segundo pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, criar um bicho em casa ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides, ajudando na prevenção contra ataques do coração e outras doenças cardiovasculares. Já um estudo da Universidade de Minnesota afirma que gatos podem ser benéficos para prevenir acidente vascular cerebral, infarto e outras doenças cardiovasculares.

Além de todos esses benefícios, os cachorros ajudam no emagrecimento, de acordo com levantamento do Instituto Wellness, no Hospital Northwest Memorial. As caminhadas com o pet são boas para manter e perder peso, e, segundo outro estudo do Instituto Nacional de Saúde (NHI), dos Estados Unidos, os responsáveis pela saída diária são menos propensos à obesidade, se comparados com quem não possui animal de estimação.

Câncer e hipoglicemia – Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta que cães são capazes de “farejar” o câncer em amostras de sangue e saliva com 95% de precisão. Outro estudo (Universidade Belfast do Queens, na Irlanda, e pela Universidade de Lincoln, na Inglaterra) revelou que diabéticos ou outras pessoas que têm bruscas quedas de níveis de açúcar no sangue podem treinar seus cães para ajudar a evitar crises de hipoglicemia.