Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Alunos da rede estadual premiados em concurso de redação da Fapesq iniciam viagem

 

Alunos da rede estadual premiados em concurso de redação da Fapesq iniciam viagem

Os alunos da rede estadual de ensino do Estado da Paraíba vencedores do concurso de redação iniciaram, na manhã desta segunda-feira (18), a viagem para Petrolina (PE). O concurso foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SEECT).

Participam da viagem/prêmio os alunos Joel Martins, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Lins, em São Miguel de Taipu, que venceu em 1º lugar; o aluno Carlos André Ferreira de Sá (2º lugar), da Escola Cidadã Integral Técnica Adv. Nobel Vita, em Coremas; e Wesley Vanderson Vieira (3º lugar), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Duarte Filho, em Uiraúna, bem como a professora Marilene Sales da Costa Lima, que orientou o aluno Joel em sua redação.

A turma saiu às 5h da manhã, de Campina Grande, com primeira parada para uma visita técnica à Transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó. Eles se hospedam em Petrolina e nesta terça-feira (19), realizam uma visita à UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco. Na parte da tarde, o grupo visita a Barragem de Sobradinho. Dia 20, participam do Semiárido Show, evento promovido pela Embrapa, e conhecem projetos de desenvolvimento sustentável e de inovação que possam ser aplicados na região onde residem.

A programação continua no dia 21, com visita técnica pela manhã à propriedades rurais e a um packing-house (lugar onde são embaladas as frutas), e na parte da tarde realizam visita técnica a uma vinícola. A viagem encerra na sexta-feira (22), com visita técnica à Capribom – Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro-PB. Para o presidente da Fapesq, esse é o primeiro concurso de redação promovido pela Fundação, com expectativas de que seja realizado todos os anos. “O concurso de redação é mais uma iniciativa do Governo do Estado em popularizar a ciência e levar o conhecimento aos jovens da rede pública de ensino, para que através deles a informação seja disseminada”, afirmou Roberto Germano, presidente da Fapesq.

O concurso

O concurso teve como tema ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’ e fez parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado. Mais de 11 mil alunos da 3ª série do ensino médio participaram do concurso, com o envolvimento de 201 escolas, sendo 33 redações selecionadas na etapa regional.

O concurso teve como objetivo promover, entre os alunos, a discussão da temática voltada para a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, além de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confira a matéria no Portal do Governo