Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Alta estação atrai turistas e movimenta orla de João Pessoa e da região Metropolitana

Alta estação atrai turistas e movimenta orla de João Pessoa e da região Metropolitana

Picãozinho2_Davi.jpg
Seixas_Davi1.jpg
Picãozinho1_Davi.jpg
Catamarã_Jacare.jpg
Catamarã_Jacare_4.jpg
Catamarã_Jacare_2.jpg
Fotos: Antônio David

Quem caminha pela orla de João Pessoa, capital da Paraíba, depara-se com um número elevado de turistas circulando pelas praias, ocupando as barracas de comidas típicas, pedalando pela orla, passeando de buggys pelas praias do litoral Norte e Sul.  A projeção feita pelo Setor de Turismo paraibano é um incremento da ordem de 10% no número de turistas no Estado, se comparado ao verão anterior à chegada da pandemia, em 2020. O período de alta estação teve início em dezembro de 2022 e se prolonga até o Carnaval.

Na avaliação da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a presença de turistas visitando a capital paraibana e outras cidades turísticas da região Metropolitana é resultado de um trabalho de divulgação do Destino Paraíba ao longo de 2022 e anos anteriores. Segundo a executiva, o trabalho realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico e PBTur, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e ABIH-PB, colhe os frutos neste período do ano.

Ela argumenta que para que esses turistas retornem em outras oportunidades é necessário um apoio de outras secretarias e órgãos estaduais. “Não podemos deixar de citar o trabalho incansável do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico. Quem visita nossa capital e arredores sente-se seguro, protegido e isso faz com que as famílias optem em retornar ao destino no próximo ano”, explicou.

Ambiente seguro – De acordo com o comandante do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur), major Bruno Rodrigues, desde o lançamento da Operação Verão, em dezembro do ano passado até a primeira quinzena de janeiro de 2023, houve uma redução dos índices de crimes contra a pessoa. Segundo ele, foi registrada uma diminuição de 73,9% nos roubos a pessoa; mais de 100% nos roubos de veículos e nenhum homicídio na região da orla. “Somos 250 homens atuando na região da orla e nos bairros da capital dia e noite. Recebemos novos quadriciclos para trabalharmos em conjunto com os policiais que usam bicicletas, outros que atuam a pé e contamos também com apoio do pessoal da Rocam (em motos). Então, os resultados positivos e isso deixa os turistas tranquilos e com desejo de retornar ao Estado”, disse.

O presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa e região Metropolitana, Delano Praiano, confirmou que o setor percebe um policiamento ostensivo na orla e um bem-estar vivido pelos turistas. Para ele, as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em parceria com o trade vêm consolidando a imagem de segurança para os visitantes. “Com segurança todos podem trabalhar tranquilos e os turistas voltarão a nos visitar”, prevê.

Já o presidente da Associação Brasileira de Hotéis, secção Paraíba, Rodrigo Pinto, diz que o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado e trade ao longo de 2022 gerou esse volume de turistas na capital durante a alta estação. “Iremos continuar a fazer o mesmo trabalho em 2023 de forma intensa e unida entre o poder público e o privado em busca de um objetivo comum, que é o desenvolvimento contínuo do nosso turismo”, enfatizou.

Satisfação – Circulando pelas lojas do Mercado de Artesanato de Tambaú, o casal Luis e Miriam Arruda, de São Paulo, é o exemplo do turista que visita o Destino Paraíba entre final de ano e início de ano. Ele, advogado, Miriam dona de um estacionamento num bairro nobre na capital paulista. “Trabalhamos o ano inteiro e nos últimos dois anos nem viajamos. Teve a pandemia da covid, alta das passagens aéreas e a solução foi ficar em casa nas férias”, relatou o advogado.

Hospedados na casa de amigos na praia do cabo Branco, o casal Luis e Miriam está adorando João Pessoa, as praias, a acolhida e os preços. “Tudo de bom. Não temos do que reclamar. Sendo uma capital, os preços das refeições e bebidas são acessíveis, nada de exorbitante. Indicarei pra amigos”, garantiram.