Pular para o conteúdo

ALPB homenageia o jornalista Josélio Carneiro com medalha de mérito

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta segunda-feira (07), Dia do Jornalista, para outorga da “Medalha do Mérito Jornalístico Lena Guimarães” ao jornalista, escritor, poeta e pesquisador Josélio Carneiro, “pelos seus 35 anos de serviços prestados à imprensa paraibana”. O evento, proposto pelo deputado Hervázio Bezerra, aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz” e reuniu gestores públicos, parlamentares, representantes de entidades representativas dos profissionais de imprensa na Paraíba, além familiares do homenageado.

A comenda – que leva o nome de uma das mais conceituadas profissionais que já atuaram na área de comunicação do estado da Paraíba – foi criada para homenagear profissionais de imprensa com atuação destacada e com relevantes serviços prestados ao jornalismo paraibano e já foi outorgada a 47 profissionais do estado, entre eles, Luiz Otavio Amorim, Gonzaga Rodrigues, Arimatéa Souza, Edilane Araújo, Nelson Coelho, Ricardo Barbosa (ex-deputado estadual), Zuíla David, Nonato Guedes, Ana Viana, Gilson Souto Maior, Agnaldo Almeida, além da própria Lena Guimarães. O Dia do Jornalista foi criado em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Na apresentação do projeto de resolução o deputado Hervázio Bezerra destaca a atuação jornalística Josélio Carneiro, que é graduado em Comunicação Social pela UFPB, os diversos livros de sua autoria, além de importantes trabalhos na área de assessoria de imprensa em órgãos como a Secom Estadual, Comando Geral da Polícia Militar, Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, Agência de Águas (AESA), Vigilância Sanitária (AGEVISA), Companhia Docas (Porto de Cabedelo), e Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), entre outros órgãos governamentais.

Sobre a homenagem, o deputado Hervázio Bezerra lembrou que a comenda recebe o nome da saudosa jornalista Lena Guimarães, “uma grande mulher, que fez história ocupando espaços importantes do jornalismo paraibano”. “Então hoje, além de homenagear Josélio Carneiro, lembramos a memória dessa grande mulher, dessa grande jornalista”, declarou.

A respeito do homenageado, o deputado ressaltou que sempre tem sido muito criterioso a conceder títulos de cidadania e outras honrarias, que são oferecidas pela Casa a pessoas que se destacam. “E desde que eu iniciei minha vida pública, cheguei a conhecer Josélio Carneiro, que é um cara decente, honrado, capacitado, ético, um grande profissional. Dizendo isso, eu fiquei inteiramente à vontade de apresentar esse reconhecimento da Paraíba – eu aqui represento obviamente a vontade de mais de 30 mil paraibanos. Então, é um dia muito feliz na minha vida pessoal e profissional de homenagear um cidadão que tem relevantes serviços prestados à Paraíba, tanto no jornalismo como nas artes, como um grande poeta que é”, justificou.

O secretário estadual de Administração Penitenciária, delegado João Alves de Albuquerque, parabenizou o deputado Hervázio Bezerra, e a Assembleia Legislativa, na pessoa do presidente Adriano Galdino, pela homenagem a Josélio Carneiro, que também é policial penal. “É importante prestigiar a Josélio, porque ele também representa a categoria penal na literatura. Essa homenagem a ele é por demais merecida. A Polícia Penal se sente, neste momento, por essa medalha, que ele recebe com todos os méritos”, disse.

Para a jornalista Naná Garcez, é muito satisfatório ver um colega que tem também uma história de memorialismo, de escrever livros sobre a história dos veículos de comunicação, receber uma homenagem das mais justas. “Ele foi meu colega também ao tempo que eu trabalhava diretamente na Secom. Nós convivemos ali. A gente sabe qual é a luta do jornalista, de estar todo dia em busca da informação, para que o cotidiano seja registrado e depois que o cotidiano é registrado, ele vira história. Então, é muito importante esse reconhecimento que ele está tendo e, mais ainda, com o nome de Lena Guimarães na medalha”, frisou.

O jornalista Josélio Carneiro fez um agradecimento especial aos deputados Hervázio Bezerra, autor da propositura, e Adriano Galdino, presidente do Poder Legislativo Estadual, pela homenagem, e destacou a satisfação de que ela esteja acontecendo em coincidência com o Dia do Jornalista. “Hoje é um dia especial para mim, não só pela medalha, mas também é um dia especial pela homenagem vir no dia do jornalista e levar o nome Lena Guimarães, que é uma referência para todos nós nessa profissão. Nesses 35 anos de jornalismo, fazendo assessoria de imprensa dos órgãos do governo, 22 anos na Secom do governo, e há 23 anos produzindo livros na área de memória. Eu que acho da junção do jornalismo com a literatura surgiu essa homenagem. Sou grato a Deus por esse momento e é ao deputado Hervázio Bezerra”, finalizou.

Também prestigiaram o evento o policial penal Guido Maria Ferreira de Araújo Júnior, chefe da Corregedoria da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), na oportunidade representando o secretário Chefe de Governo, Roberto Paulino; o executivo Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur); o advogado, biólogo e administrador, presidente da Academia Paraibana de Direito; e os juízes e Direito, Carlos de Franca Neto e Conceição Marsicano, entre outras personalidades públicas paraibanas.

PERFIL DO HOMENAGEADO

Josélio Carneiro de Araújo é escritor, poeta, jornalista e radialista. Filho do ferroviário João Maria de Araújo e de dona Marina Carneiro de Araújo, nasceu no dia 1º de setembro de 1961, município de Gurinhém (PB). É casado com Maria Aparecida e pai de Cindy e Ana Maria Campelo de Araújo. É graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na juventude e adolescência, morou em Sertãozinho (PB), Nova Cruz (RN) e Bayeux (PB). Antes mesmo de enveredar na Comunicação, Josélio já tinha afinidade com a arte das palavras. Em 1983, publicou o livreto “Poemania”. A obra foi resultado de uma premiação por vencer três anos consecutivos o concurso de poesia na antiga Escola Técnica Federal do estado, atual Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Ingressou no jornalismo no início da década de 1990, na antiga Radio Tabajara AM. Em sua trajetória no jornalismo, Josélio Carneiro cobriu algumas visitas à Paraíba de presidentes da República como Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, além de vários ministros de estado. Na Secom estadual, cobriu as agendas dos governadores José Maranhão, Roberto Paulino, Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho.

É autor vários livros que resgatam fatos da memória radiofônica e política do estado. Josélio Carneiro também tem registro profissional de radialista e é um dos fundadores da Associação dos Servidores da Rádio Tabajara (ASSERT). Recentemente, Josélio Carneiro foi agraciado com o Título de Cidadão Pessoense, outorgado pela Câmara Municipal de João Pessoa, através do vereador Zezinho Botafogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *