Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Algodão orgânico de Ingá-PB receberá Missão do Banco Mundial atraída por resultados econômicos e sociais

Nesta sexta-feira, 02 de dezembro, diretores do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), conhecido como Banco Mundial, visitarão campos produtivo e o projeto Algodão Paraíba, no município de Ingá, Agreste paraibano.

 

A informação é da assessora de comunicação da gestão municipal, Renata Marinho, justificando que a missão é integrada por Anna Wellenstein, diretora regional para a América Latina e Caribe, e Johannes Zutt, diretor para o Brasil, além de oito especialistas seniores do Bird que serão que serão acompanhados por gerentes e técnicos do Projeto Cooperar nas ações locais. “A visita em Ingá será feita com o coordenador geral do Projeto, Omar Gama e pelo gerente do programa PB Rural Sustentável, Leonardo Bichara”, explica acrescentando que a missão atende a demanda dos agricultores que anseiam por financiamento para expandir o projeto que colocou Ingá no mapa da produção de algodão orgânico no país com colheitas que já atingem escala industrial tornando o produto de extrema importância socioeconômica para o município e região que, nas dinâmicas do projeto já têm contrato de compra garantida por indústrias têxteis e de confecção locais e de outros estados brasileiros.

 

Ao dialogar com Stúdio Rural, Renata explicou que na ocasião o prefeito Robério Burity vai receber as equipes nacionais e internacionais que se complementam de representantes de diversas secretarias e entidades estaduais voltadas ao desenvolvimento rural e cultural que fortalecem a cadeia produtiva do algodão. “O prefeito afirma que o governo do Estado já vem dando todo o apoio ao projeto em Ingá. Além disso, o arranjo produtivo já conquistou parcerias com indústrias têxteis como o grupo Cataguazes, Dalila Têxtil, Redes Santa Luzia e confecções como a paraibana Natural Cotton Color que ajudaram a comprar a descaroçadeira”, explica Renata acrescentando que as empresas também contribuem na capacitação dos agricultores compartilhando a experiência com logística e finanças.

 

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom