Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Alessandra Lontra recebeu Título de Cidadã Bananeirense

Alessandra Lontra recebeu Título de Cidadã Bananeirense

Alessandra Lontra é a nova cidadã bananeirense – Foto: Eliane Régis

Por meio do Decreto Legislativo nº 002/2022, a Mesa Diretora da Câmara Legislativa de Bananeiras concedeu o Título de Cidadã Bananeirense, durante sessão em comemoração a V Semana Legislativa de Bananeiras, nessa segunda-feira, (5) de dezembro, à jornalista Alessandra Lontra.

A jornalista Alessandra Lontra é natural de Miracema (RJ), foi criada em Brasília e mora na Paraíba há 21 anos, mas é filha de paraibana de Pilões. Facultada a palavra a Alessandra a mesma se declarou muito honrada e emocionada com o título, pois seu avô materno, José Gomes da Silva, nasceu em Bananeiras, sua avó, Severina Leite Gomes era de Serraria e sua mãe, Elba Maria Leite Gomes, de Pilões. Portanto, a agraciada tem fortes ligações com Bananeiras e com o Brejo paraibano.

 

 

Alessandra Lontra é marketóloga, turismóloga, palestrante, consultora de Turismo e jornalista especializada em Turismo, editora do site Ale Lontra, trabalha há 40 anos na atividade de turismo, tendo iniciado sua carreira na hotelaria em Brasília (DF), trabalhou em agências e operadora de turismo em João Pessoa (PB), tendo desenvolvido diversos produtos turísticos na Paraíba como o Sul Jovem, o Arraiá de Cumpade, as Trilhas dos Potiguara, entre outros. Em 2018 foi indicada ao Prêmio Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo na categoria “jornalista”, tendo sido a única jornalista classificada do Nordeste e da Paraíba, ficando entre os cinco finalistas do Brasil. Atualmente está consultora do Sebrea no Programa Rede de Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae Nacional em parceria com o Sebrae PB. É ex-Gerente Executiva do Desenvolvimento do Turismo do Estado da Paraíba, onde atuou como interlocutora estadual do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo (MTur), onde também foi eleita representante do Nordeste por três mandatos consecutivos messe mesmo Programa.  Atuou como diretora de Marketing do site e da revista “O Concierge”. Também foi uma das idealizadoras do Fórum E.I.T.A – Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil, diretora Comercial da Bora Ali Produções, Marketing, Consultoria & Eventos e Diretora Cultural do Instituto Brasileiro de Formação Educacional e Cultural de Brasília (Ibrafec). Tem formação na área de marketing Digital Turístico, em Marketing Digital, em Formação Básica de Facilitadora de Processos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap, EM Elaboração de Projetos e Captação de Recursos pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura pela Comuna S/A e MinC, em Produção de Eventos pela Comunik do Brasil. de formação, atuou em diversos veículos de comunicação da Paraíba, mas, desde 1991 trabalha focada no processo de divulgação do turismo paraibano, quando ingressou nos quadros da PBTUR no cargo de coordenadora de comunicação. Antes de assumir a presidência da empresa estatal, a executiva se destacou na divulgação dos roteiros no Brasil e no exterior, sempre fortalecendo a imagem do interior do estado, a exemplo da região do Brejo, tendo Bananeiras como carro-chefe.

 

 

De acordo com Alessandra Lontra, “as pessoas precisam entender que Turismo é desenvolvimento e que gera emprego e renda.  Além disso, o Turismo impacta 571 atividades da economia, direta e indiretamente. Ou seja, quase tudo que pensamos é turismo”. Como Gerente Executiva do Estado contribuiu para que Bananeiras integrasse o Mapa do Turismo da Paraíba e do Brasil e atualmente está consultora do Sebrae PB, responsável por desenvolver a Rota Gastronômica em quatro municípios do Brejo, e Bananeiras é uma dela,

Por meio de seu Portal www.alelontra.com.br a nova cidadã bananeirense já contribuía na divulgação do destino Bananeiras e agora com o título, a responsabilidade aumentou.

O agraciados com o título de cidadãos bananeirenses – Foto: Teresa Duarte

Lontra agradeceu mais uma vez à Câmara de Bananeiras, na pessoa de seu presidente, o vereador Antônio Marques Batista; o vice-presidente, Alex Mota de Fontes; a 1ª Secretária, Lucivânia Barbosa Oliveira da Silva e o 2º Secretário: Yrajá Ferreira de Sousa, bem como os demais vereadores presentes a sessão.

Novas cidadãs bananeirense – Foto: Eliane Régis

Além de Alessandra Lontra, receberam o Título de Cidadão de Bananeiras presidente da PBTur, Ruth Avelino; a jornalista Silvia Torres; o padre da cidade, José de Arimatéia; o radialista Eraldo Luís Braz e Moções de Aplausos a SAS Brasil e a Rádio Integração pelos 40 anos de serviços prestados ao município e a toda a região do Brejo paraibano.

Alessandra Lontra