Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Alegria criatividade e pertencimento mantem vivas tradições quilombola no interior da Paraíba

Alegria criatividade e pertencimento mantem vivas tradições quilombola no interior da Paraíba

 
 

por Ana Célia Macedo

No ultimo domingo (24), uma nova edição do evento “Vivenciando Caiana” aconteceu, e as portas do Quilombo Caiana dos Crioulos foram abertas para turistas e visitantes conheceram a historia e a cultura dos quilombos. O evento que tem como objetivo principal incentivar e desenvolver o Turismo Étnico mantendo vivas as tradições da comunidade a partir da exposição da sua rica cultura e da belíssima paisagem da região está localizado em Alagoa Grande, Brejo paraibano

O Vivenciando Caiana, é uma festa da cultura quilombola que também tem a finalidade de desenvolver o Turismo Rural de Base Comunitária, bem como sua Cadeia Produtiva. Gerando pertencimento, visibilidade, emprego e oportunidade para toda a comunidade.

Como já é tradição na Festa, foi realizada a trilha ecológica que passa pela “Pedra do Encantado” e o Museu Quilombola estava aberto à visitação. Nesta edição, participaram diversos grupos culturais que apresentaram cirandas, também houve a apresentação do coco de roda, da capoeira, do maculelê, e do já aculturado, forró pé de serra. A gastronomia afro-brasileira, também pôde ser degustada no restaurante existente na comunidade.

Confira o Vivenciando Caiana:

Sobre os Quilombos

Eram locais de refúgio dos escravos, que fugiam dos senhores de engenho e dos fazendeiros ricos, para viver em liberdade. Os quilombos ainda existem e resistem como forma perpetuação da rica cultura africana que foi trazida pelos africanos escravizados no Brasil.

Por 

Ana Célia Macedo

imagem O Concierge