Pular para o conteúdo

Agosto Dourado: mostra fotográfica integra programação do Hospital Edson Ramalho

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho iniciou, nessa segunda-feira (8), as atividades da campanha do Agosto Dourado, que tem como objetivo promover a prática do aleitamento materno. A abertura das atividades ocorreu, em um primeiro momento, no auditório do hospital e, em seguida, foi aberta uma exposição com fotos das pacientes e colaboradoras amamentando os seus filhos. 

A presidente da Comissão de Aleitamento Materno (CAM) da unidade de saúde, major Eva Betânia, destacou a importância e os benefícios do aleitamento materno. “Para os bebês, o aleitamento materno é essencial e indispensável no processo de desenvolvimento da criança, contribuindo inclusive para o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Para a sociedade, há também um ganho no ponto de vista da sustentabilidade, uma vez que reduz o uso das mamadeiras e, dessa maneira, diminui também o descarte de resíduos no meio ambiente”, pontuou.

A major ainda acrescentou que o objetivo da campanha é fazer com que cada vez mais mulheres alimentem os seus filhos exclusivamente com o leite materno até os seis meses de vida e que, mesmo após esse período, permaneçam amamentando.

Todos os anos, um tema é escolhido para ser trabalhado mundialmente em toda a sociedade. Em 2022, a campanha tem como temática “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, com foco na instrução não apenas das mães, mas também de todos, para que seja trabalhado o apoio para essas mulheres durante a amamentação. 

A gerente de enfermagem da UTI Neonatal, sargento Laura Diniz, ressaltou que “o aleitamento materno é muito mais rico nutricionalmente do que qualquer outro alimento. O leite tem uma capacidade de se modificar para atender às necessidades específicas de cada criança. É muito importante a gente entender que esse leite se modifica constantemente”, enfatizou. 

Durante todo o mês de agosto, os serviços de saúde promovem mundialmente ações que visam apoiar e incentivar o aleitamento materno, destacando os benefícios tanto para os bebês quanto para as mães. Entre as vantagens da amamentação, estão a prevenção de hemorragias maternas no pós-parto, além da redução do risco do câncer de mama e de ovário.

SECOM