Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

AGORA SOMOS NÓS GOVERNADOR : Prefeitura quer revitalizar malha ferroviária de Campina ao Distrito de Galante

02/08/2016

A prefeitura de Campina Grande pretende investir na preservação do patrimônio histórico e na revitalizando a Estação Ferroviária nova, além de reativar a malha ferroviária da cidade. Para isso, está em processo de entendimentos a aquisição da área da Estação, que é tombada pelo IPhaep, localizada próximo ao Comando do II Batalhão de Polícia Militar, o bairro do Quarenta.

A proposta é garantir, sem sustos, a linha férrea entre Campina Grande e o distrito de Galante, onde é realizado um dos eventos mais populares do período junino na região, e uma das atrações do Maior São João do Mundo. O tema, que pode manter a tradição do trem do forró, foi discutido em uma reunião entre o Poder Executivo municipal, o procurador geral de Campina Grande José Fernandes Mariz, representantes do IPHAN, DNIT e a procuradora da República Acássia Soares Suassuna.

Hoje, o prédio da Estação Nova e a malha ferroviária estão sob a responsabilidade do DNIT, mas os representantes do órgão que participaram da reunião deixaram claro que o órgão não se opõe à cessão do patrimônio para o município.

“Com isso nós queremos conjugar a preservação do patrimônio histórico e a atividade turística. E para o futuro também irá facilitar a questão do VLT, já que o município hoje não possui o domínio sobre a malha ferroviária”, destacou o procurador geral do município, José Fernandes Mariz.

Durante o encontro ficou acertada a criação de um grupo de trabalho, com todos os órgãos envolvidos, para identificação da área de interesse do município e a elaboração de uma proposta de utilização. O grupo apresentará no prazo de 60 dias o projeto de utilização da área.

Redação com Codecom Campina Grande