Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Aeroporto do Recife é o melhor do Brasil e o de Cumbica o pior, diz pesquisa

Ranking trimestral avalia o desempenho dos 15 maiores aeroportos do País; nota varia de 0 a 5

Pela primeira vez, o Aeroporto Internacional do Recife foi eleito o melhor do Brasil, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (31) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Ana Araujo/MEPortal

Aeroporto de Recife: o melhor do Brasil

Com nota de 4,24 – de 5 -, o aeroporto superou o de Curitiba, agora com 4,19 e em terceiro lugar. Em segundo está o de Brasília, com nota de 4,20.

O Aerporto de Cumbica (Guarulhos/SP), em compensação, ficou na última colocação pela segunda vez, com nota de 3,46.

Segundo a administração do local (GUR Airport), uma série de obras está em andamento, transformando o aeroporto mais movimentado do País em um canteiro de obras desde que a administradora assumiu a função, em fevereiro do ano passado.

Segurança nos aeroportos: Roubo milionário em Cumbica revela esquema frágil 

Trata-se da 7ª pesquisa trimestral da SAC, que entrevistou 16,7 miil passageiros entre julho e setembro nos 15 maiores aeroportos brasileiros.

Reprodução

Confira o ranking completo

De 47 indicadores de desempenho avaliados nos 15 aeroportos, 42 tiveram melhoria no terceiro trimestre de 2014 em comparação ao mesmo período do ano passado; estacionamento, disponibilidade de meio-fio, transporte público, valor dos produtos comerciais e qualidade das salas VIP foram os itens que tiveram maior variação positiva de avaliação.

O quesito com correlação mais forte com a satisfação geral do passageiro, a limpeza geral do aeroporto, teve melhora de 2% em relação a 2013. Dois indicadores não tiveram mudança (disponibilidade e limpeza dos banheiros), e três tiveram piora: qualidade da internet (queda de 1%), custo do estacionamento e tempo de fila na imigração (queda de 4% em ambos).

Segundo Paulo Henrique Possas, diretor de Gestão Aeroportuária da SAC, o bom desempenho na percepção do usuário reflete a entrega de obras de infraestrutura para a Copa do Mundo. “As instalações físicas desses aeroportos melhoraram muito, e isso tem um impacto direto sobre o grau de conforto, que pesa muito na avaliação do passageiro”, afirmou Possas.

Um exemplo disso são as notas altas recebidas pelo Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN). Inaugurado em maio deste ano, o primeiro aeroporto concedido à iniciativa privada no País teve a melhor avaliação dentre todos os aeroportos em 12 itens, entre eles conforto na sala de embarque, disponibilidade de tomadas e qualidade da internet.