Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ACREDITE : Governadores do Nordeste pedem apoio à China para combater Coronavírus

Foto: Reprodução

O Consórcio do Nordeste, grupo de governadores da região, pediu ajuda à embaixada da China, representada no Brasil por Yang Wanming, com materiais médicos e insumos para combater o coronavírus.

O ofício, assinado por Rui Costa (PT-BA), é da última quarta-feira, 18, mesmo dia em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmou no Twitter que a culpa do covid-19 é da China e deflagrou uma crise com o maior parceiro comercial do Brasil.

Nós, governadores do #ConsórcioNordeste, oficializamos ao Embaixador Chinês, @WanmingYang, um importante pedido de ajuda para o combate ao novo #coronavírus no #Nordeste. Eles passaram por um momento semelhante ao que estamos vivendo agora e enfrentaram com sucesso a #COVID19.

Ver imagem no Twitter

Rui Costa

@costa_rui

Sempre respeitamos o povo chinês e passamos a admirá-los ainda mais após ver como eles enfrentaram esse momento difícil. Estamos à disposição para estreitar os laços entre nossos povos. O cuidado com nossa população é a prioridade. Todos juntos contra o coronavírus. Vamos vencer!

O texto pede ajuda do governo chinês, “que acaba de viver um problema semelhante, do qual saiu vitoriosos por meio de uma guerra do povo contra o vírus”, apoio no envio de materiais médicos, insumos e equipamentos. Em especial, com leitos de UTI e de respiradores.

“Colocamo-nos à disposição de vocês para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários e queremos, desde já, reafirmar nossa admiração pela forma como o povo chinês enfrenta a epidemia e pela imensa amizade que une nossos povos”, conclui o texto assinado por Costa.

O embaixador a China no Brasil, Yang Wanming, respondeu: “Sr. governador, já recebemos a sua mensagem. vamos esforçar por isso.”

Rui Costa

Yang Wanming@WanmingYang

Sr. governador, Já recebemos a sua mensagem. vamos esforçar por isso.