Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ações do Outubro Rosa no Hospital de Patos zeram demanda de mamografias e equipe inicia Novembro Azul

O sistema especial de atendimento montado pelo corpo clínico do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, possibilitou zerar a demanda reprimida de mamografias, com a realização de 500 exames durante as ações do Outubro Rosa na unidade de saúde, que abrangeram municípios da 6ª Região de Saúde que integram a 3ª Macrorregião. Agora, a equipe hospitalar inicia as ações do Novembro Azul, voltadas para prevenção e assistência aos homens com câncer de próstata.

 

Nesta quarta (09) e quinta-feira (10), o Hospital realiza reuniões sobre o Novembro Azul. No dia 09, médicos, enfermeiros e técnicos de regulação que atuam nas 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª Regiões de Saúde terão um importante encontro em Patos, no auditório da 6ª Gerência Regional. Além de profissionais do Complexo, quem participar do momento assistirá uma palestra do médico urologista Marcílio Moreira, que atua no Hospital. O evento será dividido em duas turmas, uma pela manhã, a partir das 8h, com as equipes das 7ª, 8ª, 9ª Regiões. À tarde, a partir das 13h, será a vez dos profissionais das 10ª, 11ª e 13ª participarem das atividades.

 

No dia 10, será a vez de médicos, enfermeiros e técnicos de regulação que atuam na 6ª Região de Saúde participarem da reunião de planejamento, a partir das 8h, também na sede da 6ª Gerência Regional, em Patos. Mas, desta vez, o palestrante será o médico urologista Arthur Farias, que também integra a equipe do Complexo.

 

A diretora do Hospital do Bem, unidade oncológica do Complexo, Lidiane Nascimento, explica que a expectativa é alcançar o sucesso das reuniões do Outubro Rosa. “Foram momentos extremamente ricos em trocas de experiências, além de reflexões oportunas sobre a importância da prevenção e assistência dos pacientes de câncer. Em outubro focamos no câncer de mama e agora, em novembro, nosso olhar se volta, prioritariamente, para os casos de câncer no homem”, destaca a diretora, lembrando que esses momentos também fortalecem os laços entre os profissionais que atuam na Atenção Básica e o Complexo que recebe os pacientes dos municípios.

“Nestas reuniões de planejamento estratégico vamos conversar com esses profissionais da atenção básica, orientando-os melhor nas questões que envolvem a prevenção e conscientização para o controle do câncer, como fizemos no mês passado,  e aproveitaremos para definir o Planejamento Estratégico das Ações do Novembro Azul em nossa unidade em parceria com os municípios já que nossa demanda é oriunda destas localidades”, reforça o diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes.

Secom