Pular para o conteúdo

ACG Turística é destaque na SPFW + Regeneração com cases da Paraíba e de Minas Gerais

ACG Turística é destaque na SPFW + Regeneração com cases da Paraíba e de Minas Gerais

Anjos de Mariana e Doces do Conde. Uma homenagem a grande doceira Nevinha Silva, do Doces Tambaba, do Assentamento criativo Tambaba, no Conde (PB) – Imagem: Acervo da

Além ter sido selecionada para participar do Festival SPFW + Regeneração, a ACG foi a campeã de maches entre os núcleos criativos de todo o Brasil

A Associação de Culturas Gerais (ACG) foi uma das 49 iniciativas selecionadas pelo Festival SPFW + Regeneração com o Projeto Assentamentos Criativos da Paraíba e Minha Casa (MG).

Os núcleos criativos da ACG, sob a coordenação da CEO, Mirian Rocha e da coordenadora-geral do Projeto, Bruna Neiva, utilizaram como ponto de partida os cinco eixos propostos pelo Festival SPFW + Regeneração como: diversidade e equidade racial; protagonismo feminino; empreendedorismo; sustentabilidade; inovação; e origem nas origens (cultura), que foram trabalhados durante as mentorias, sob a coordenação da consultora em economia criativa, Lala Deheinzelin, que trouxe a metodologia e as ferramentas da Fluxonomia4D, para dentro do Festival, que contou ainda com a expertise do Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), que trouxe os maiores estilistas, designs e parceiros para dentro dos núcleos.

Essa jornada imersiva de aprendizagem e cocriação dos núcleos criativos durou de setembro a novembro, onde foram trabalhados sete produtos, incluindo produção de “loiças”, sandálias de couro de bode, bijuterias, crochê, produtos de algodão colorido, doces caseiros e até uma coleção de cordel.

Foram três meses de muito trabalho, de entrega, de superação, amor, diversidade, coletividade e consciência, que tornaram aos “olhos comuns”, chamaria de improvável em possível. Mulheres empoderadas buscaram atingir o impossível e não padecer no improvável!

Dentro desse processo regenerativo se juntaram a criatividade, a moda, a arte, a sustentabilidade, o turismo, a inovação, o conhecimento e a tecnologia para desenvolver pessoas e seus territórios.

A ACG conseguiu revelar processos regenerativos que na verdade já existiam, mas que precisavam ser despertados, empoderados, multiplicados e conectados com outros territórios criativos do Brasil. Aliás, essa é a especialidade da ACG, transformar vidas por meio de metodologias baseadas nas novas economias, negócios criativos e digitais para o desenvolvimento de territórios, geração de renda e formação de redes colaborativas. Ao longo dos 15 anos da ACG, já são 1300 atividades realizadas em todo o Brasil, usando a produção associada ao turismo, a economia criativa e a fluxonomia 4D.

Durante toda a jornada do Festival SPFW + Regeneração, a ACG realizou 10.460 horas de trabalho entre mentorias, treinamentos, aulas de fluxonomia 4D, alinhamentos de equipes, produção e prática das novas economias. Dos 49 núcleos selecionados pelo SPFW + Regeneração, a ACG conseguiu conectar 22 núcleos que trabalharam num processo intenso de cocriações com estilistas inspirados nas histórias e culturas representativas de 12 Estados brasileiros (PB, MG, DF, PA, AC, SC, RS, CE, RJ, SE, SP, AL). Foram impactadas 65 pessoas direta e mais de 220 pessoas indiretamente, que criaram nove coleções de moda com 60 looks, uma coleção com seis cordéis, um marketplace e a criação do Blog da ACG, criado para divulgar os trabalhos dos núcleos criativos.

Com todo esse resultado excepcional, a ACG foi a grande campeã de maches do Festival SPFW + Regeneração, formando uma Rede com 96 pessoas. Isso significa a criação de uma grande Rede de colaboração, cocriação e articulação, que se espalhou por todo território nacional e que proporcionou um impacto exponencial que não tem mais volta!

De acordo com o fundador e diretor criativo do SPFW, Paulo Borges “não se trata de roupas, se trata de pessoas. O SPFW é um ato coletivo”.

Mirian Rocha e Bruna Neiva na SPFW + Regeneração, em São Paulo – Foto: Acervo da ACG/Divulgação

Para a CEO da ACG, Mirian Rocha, “participar do Projeto da SPFW + Regeneração representou o refortalecimento dos saberes e fazeres dos territórios de Mariana e  Barra Longa, de Minas Gerais e Conde e Remígio, da Paraíba, por meio das cocriações com a participação dos maravilhosos estilistas que se integraram ao projeto”.

Segundo a  coordenadora-geral do Projeto da ACG, Bruna Neiva “foi gratificante contribuir para a transformação de pessoas que ousam fazer diferente e que conseguem enxergar que empreender é também saber regenerar  suas produções para a construção de um novo futuro para suas organizações”.

Um dos destaques da Paraíba foi Nevinha Silva, do Assentamento Tambaba Shopping Rural – Doce Tambaba (Conde), Mônica Silva, Assentamento São Bento (Conde) e Vânia e Ricardo Santos do Assentamento Oziel Pereira – Tapera Artesanato (Remígio).

Uma das coleções criativas de destaque, foi a coleção “Anjos de Mariana e Doces do Conde”. Uma homenagem a grande doceira Nevinha Silva, do DoceTambaba, do Assentamento criativo Tambaba, no Conde (PB).

A coleção uniu o Doce do Conde + Pipa Social + Bordadeiras de Mariana + Barra Longa + Damares, o que resultou num mach entre Paraíba, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde os criativos participantes, como a grande estilista Denise Faertes, e as participantes do núcleo criativo Nevinha (Conde – PB), Sandra e Damares (Conde – PB), que cocriaram uma coleção de roupas incríveis, inspiradas no Barroco rococó mineiro do Mestre Ataíde e a famosa produção artesanal dos Doce Tambaba, de Nevinha Silva.

Os looks incorporam técnicas de pinturas feito à mão livre com detalhes em Richellieu, feito pela bordadeira Sandra – @meninas_dabarra, de Minas Gerais, renda e acessórios inspirados nos frutos do Conde, doces e cultura local. Parceria com a Pipa Social – @pipasocial.

Já a coleção criativa “Memórias Gastronômicas Quilombolas” uniu memórias + Gastronomia + Moda + Quilombos junto com a estilista Carolina Bortoloni  e os criativos Katiuscia, Bella, Carolina, Célia, Franci, Magaly, Mônica (Conde – PB), Nevinha (Conde – PB), Vania, Vilma, Amixto, Zenit e Viviane, que cocriaram a coleção inspiradas na cultura gastronômica da banana, que é um fruto bastante presente nos quilombos de Alagoas e da Paraíba, e na memória afetiva, que remetem à receitas dos passado, que envolveu os doces e as receitas de Nevinha – PB e da dona Luiza – MG com aplicação de bordado criativo.

O resultado de desse mach, que envolveram os estados da Paraíba, Minas Gerais, Alagoas, São Paulo e Santa Catarina, foi a criação de um Kit Gastronômico composto de avental, touca e livro de receitas desses cinco estados.

E a coleção criativa “Colaborativa e Rede Cultural”, o destaque paraibano ficou por conta de Vânia e Ricardo Santos, da Tapera Artesanatos, do Assentamento Oziel Pereira (Remígio).

Nessa coleção os estilistas Rodrigo Cesário, Junior Costa e Maria Clara Melo, que uniram o couro de bode + bordado + cerâmica + plástico reciclável + moda, e junto com os criativos Carlisson,  Damares, Ricardo, Vânia e Célia, que juntaram os potenciais e expertises do grupo, para desenvolverem uma coleção composta por seis looks, numa cocriação inspirada nos processos criativos, nos materiais sustentáveis, na identidade cultural, nas tradições e nos saberes e fazeres dos territórios envolvidos.

Essa coleção deu mach com os estados da Paraíba, Minas Gerais, Sergipe e com Portugal.

Também foi criada uma coleção de cordel, com destaque paraibano para Vânia Santos, da Tapera Artesanatos, do Assentamento Criativo Oziel Pereira, que culminou em seis cordéis, com destaque para o Cordel na Garupa da Baleia, que já tem até nome: Franquita, numa inspiração na Baleia Franca. Essa ação contou com a que deve a participação da estilista Maria Clara Melo.

A coleção de cordéis deu mach com os estados da Paraíba, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Distrito Federal.

 

Já a coleção criativa “Viagens com Conexões pelo Brasil”, uniu o crochê + bordado + iconografia + tingimento natural + moda, com a participação das estilista Ludmlia Heringer e Luiza, do @meu.crusshe, que junto com os criativos Luiza, Luiciene, Ludmila, Célia, Franci, Luana, Maria Zélia, Mônica, Reginalva, Viviane, Marlene, Jany, Hyslla e Wall.

A coleção foi inspirada na identidade de cada lugar em forma de iconografia, que retratou quatro destinos turísticos: Brasília, Belém, Paraíba e Minas Gerais, onde foram explorados elementos da arquitetura, da gastronomia, dos atrativos naturais e culturais, valorizando as técnicas de tingimento natural, crochê e bordado e assim, os criativos deram asas a imaginação.

Ao final, de (17) a (20) de novembro, o resultado dos 49 núcleos criativos selecionados pelo Festival SPFW + Regeneração estão sendo apresentados numa grande exposição dos croquis e produtos criados durante a jornada imersiva, no Parque do Ibirapuera, no Pavilhão das Culturas Brasileiras.

Também durante esse período, estão acontecendo diversas Lives Regeneração, uma parceria do Santander e SPFW, comandadas pela mentora e coordenadora do projeto Festival SPFW + Regeneração, Graça Cabral e pela consultora em economia criativa, Lala Deheinzelin, que podem ser acessadas pelo canal do Youtube Festival SPFW + Regeneração.

Para finalizar essa grande jornada de trabalho com os núcleos criativos, acontecerá no dia (20), das 10h15 às 12h15, uma Rodada de Negócios, que a fluxonomista Lala Deheinzelin chama de Rodada 4D, onde as empresas interessadas, poderão se inscrever e negociar diretamente com os 49 núcleos criativos do Festival SPFW + Regeneração, que foram subdivididos em cinco salas.

Essa será uma grande oportunidade para conhecer as iniciativas participantes do Festival SPFW + Regeneração e descobrir como colaborar com recursos não monetários (conhecimento, compartilhamento de infraestrutura, acessos e seu próprio tempo), aplicando a Fluxonomia 4D e gerar negócios.

Rodada de Negócios 4D é aberta ao público interessado mediante prévia inscrição, uma vez que as vagas são limitadas.

A ACG estará disponível na Sala 1. Faça sua inscrição AQUI.

Participantes do núcleo criativo da ACG:

Paraíba: Assentamento Tambaba, Shopping Rural – Doces Tambaba (Conde), Assentamento São Bento (Conde) e Assentamento Oziel Pereira – Tapera Artesanato (Remígio).

Minas Gerais: Cooperativa Minha Casa e suas associações: Associação Arte Mãos em Flores; FAM (Mariana); História entre Linhas; Feira Feiramarte Mariana – Feira Marianense de Artes Artesanatos e Antiguidades; Clube de Mães da Colina; Casa das Artes – Barra Longa; Meninas da Barra – Barra Longa e Minha Casa em Mim.

Seja você também um parceiro deste projeto. Entre em contato com a ACG.

Para conhecer todas as coleções e para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Site – www.associacaoculturagerais.com.br

Instagram – @acgturismo

Blog – https://acgspfwregeneracao.blogspot.com/

Contato (31) 9796-8593

Alessandra Lontra