Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ACADEMIA DE CORDEL DO VALE DO PARAÍBA – MEMÓRIA DA REUNIÃO

ACADEMIA DE CORDEL DO VALE DO PARAÍBA

 

MEMÓRIA DA REUNIÃO – 28/07/2021

PARTICIPANTES – Marconi Araújo – Anneci Venâncio – Fábio Mozart – Thiago Alves – Neto Ferreira – Ranieri Abrantes – Kydelmir Dantas

INFORMES –

·        Marconi Araújo informa que a ata da eleição foi registrada em cartório e já se encontra em seu poder para providenciar Declaração de Imposto de Renda;

 

·        Liberada publicação dos três folhetos vencedores do concurso sobre Sivuca, promovido pela Academia. Custo da publicação: R$ 450,00 mais R$ 90,00 da diagramação e capa. Cada autor terá direito a 200 exemplares, sendo que 50 exemplares ficarão na cordelteca da Academia. A xilogravura da capa será de autoria de Josafá de Orós, que cedeu a obra gratuitamente.

 

·        Marcado para 4 de agosto às 19h o encontro para definir a nova redação do estatuto. Fábio Mozart pede para incluir como sua proposta, levar para o novo Estatuto os artigos do Código de Ética da Academia.

 

·        Neste encontro de 4 de agosto serão definidos os 60 nomes dos patronos da entidade.

 

·        Em 18 de agosto, às 19h30, será realizada a Assembleia de aprovação do novo estatuto, de forma virtual.

 

·        Marconi Araújo informa que o projeto Biblioteca Viva, em parceria com a Justiça Federal, terá uma página na home page da Academia onde serão listados todos os livros do acervo para trocas.

 

·        Apresentado resumo das reuniões com a Fundação de Cultura de João Pessoa – Funjope, e Museu do Artista Popular Janete Costa. A Funjope acatou proposta de inserir a literatura de cordel nos próximos editais de apoio à cultura, em 2022. Fomos convidados para o Projeto Rota das Letras, tendo como base o Pavilhão do Chá em João Pessoa. Dia 13 de agosto será feita a abertura às 9h com recital e lançamento de cordel do poeta Fuba, membro do quadro de sócios correspondentes da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. No dia 14 de agosto (sábado) das 8h às 14h, espaço para declamação e venda de cordéis.

 

·        Funjope acenou para a possibilidade de realização de oficinas de cordel para estudantes municipais. Será ministrada oficina piloto com Marconi Araújo e Ranieri Abrantes e um xilogravurista, tendo sido indicado Josafá de Orós, nos dias 14 e 28 de agosto no Pavilhão do Chá. É o primeiro passo do projeto Educa em Cordel.

 

·        Sobre a sede da Academia, o representante da Funjope, Yan Moura, foi simpático à proposição e ficou de demandar esforços para a consecução do projeto.

 

·        No Museu do Artista Popular Janete Costa, a reunião foi com Fábio Boca, com quem ficou acertado que a Academia faria parte de saraus no ambiente do Museu que estaria à disposição para lançamentos e outros eventos da entidade. Ficou determinado o dia 20 de agosto (sexta-feira) das 14h às 18h, para evento piloto. Marconi Araújo ficou de verificar a possibilidade do Museu oferecer coquetel para lançamento de folhetos de membros da Academia nesta data.

 

·        Em andamento conversação com a UEPB para realização de lançamento da coletânea de cordéis sobre Paulo Freire em 19 de setembro no Museu dos Três Pandeiros, em Campina Grande.

 

·        Diretores entrarão em contato com o Centro Cultural Ariano Suassuna, do TCE/PB, para retomada do projeto Poemas e Cantos da Cidade.