Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A “surra” do SBT, o “pedido de perdão” da Globo e a impagável reação de Bolsonaro

A “surra” do SBT, o “pedido de perdão” da Globo e a impagável reação de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro não deixou passar despercebido o primeiro jogo da Copa América no Brasil, após a polêmica que opositores do Governo Federal criaram em torno do assunto. A seleção brasileira jogou contra a Venezuela.

Nas redes sociais, o presidente compartilhou uma foto em que aparece com uma camisa do Brusque (SC), confeccionada pelas Lojas Havan, e aponta para a logo do SBT, no canto inferior direito da televisão, uma cutucada na TV Globo. A emissora que transmite vários campeonatos de futebol com mais times que a Copa América, atacou, seguidamente, a competição que perdeu o direito de transmitir.

“Copa América. Bom domingo a todos”, ironizou.

Após fazer severas críticas à realização do torneio durante a pandemia, foi divulgado que a Rede Globo teria tentado, em 2020, reverter a exibição dos jogos perdida para o SBT. A emissora enviou seus principais executivos ao Paraguai e chegou a pedir perdão à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

O perdão era necessário porque a Globo está sendo processada pela Conmebol, por ter rescindido o contrato que lhe dava o direito de transmitir a Copa América até a edição de 2022. Sem o acordo, a Globo fica impedida de exibir as competições da Conmebol.

O desespero da diretoria global era tão grande que Jorge Nóbrega, presidente-executivo, Paulo Marinho, diretor dos canais Globo, e Pedro Garcia, diretor de aquisição de direitos, foram pessoalmente a Luque, em Assunção, sede da Conmebol, para tentar convencer a entidade a desistir do processo pelo rompimento do contrato da Libertadores.

A viagem foi em outubro de 2020 e Jorge Nóbrega foi recebido pelo presidente da entidade, Alejandro Domínguez. Mas, ao que tudo indica, a reunião não foi positiva para os interesses globais.

Após o encontro, a emissora alegou que o caráter foi “estritamente institucional”. Mas, o fato é que, além do pedido de perdão, os executivos da Globo propuseram comprar a Copa América e adquirir antecipadamente os direitos da Libertadores de 2023 a 2025, que só serão licitados no próximo ano. O principal campeonato sul-americano pertence ao SBT.