Pular para o conteúdo

A PRIMAVERA CHEGOU (Rui Leitão)

 

A Primavera é uma estação do ano que nos inspira a admirar a natureza, o renascer das flores. Os campos se vestem de verde esperança. Os pássaros voam felizes anunciando o sol que surge irradiando energia. É um tempo de renovação, nos estimulando a ser receptivos às mudanças da vida.

Tem uma frase atribuída ao poeta chileno Pablo Neruda, que expressa bem a força renovadora dessa estação: “As tantas rosas que os poderosos matem, nunca poderão deter a chegada da primavera”. Ninguém consegue reprimir a força revolucionária que ela proporciona. Revolução significando transformação para melhor, em todos os sentidos. A primavera nos oferece a sensação de liberdade, quando saímos do período chuvoso e podemos voltar a caminhar pelas ruas.

Os poetas, os músicos, os filósofos, os escritores, os pintores, fazem da primavera o seu mote inspirador, porque nela a paisagem se enche de cores. Essa mudança visual produz encantamento para que nasçam poemas, canções, pinturas e todas as formas de arte, no sentimento romântico dos dias ensolarados que emanam paz e alegria. Nosso poeta maior, Augusto dos Anjos, assim falou da primavera em um dos seus poemas: “Primavera gentil dos meus amores/– Arca cerúlea de ilusões etéreas,/Chova-te o Céu cintilações sidéreas/E a terra chova no teu seio flores! Esplende, Primavera, os teus fulgores,/Na auréola azul, dos dias teus risonhos,/Tu que sorveste o fel das minhas dores/E me trouxeste o néctar dos teus sonhos!”.

A “estação das flores” é um tempo em que o perfume exala delas, os jardins ficam mais lindos e as pessoas mais felizes. Um autor desconhecido assim a definiu: “Primavera é a estação de quem conjuga o verbo poemar”. Esse período reprodutivo de muitas árvores e plantas simboliza renascimento, renovação. Há uma reanimação dos animais e dos vegetais, que se transmite aos seres humanos na percepção de que é um tempo de mudanças que precisa ser bem aproveitado.

A palavra primavera deriva do latim, “primo vere”, que significa primeiro verão. Assim, como as demais estações do ano, a primavera não ocorre simultaneamente nos dois hemisférios, porque dependem do equinócio, o posicionamento médio do sol em relação à Terra. Esse fenômeno astronômico faz com que os dias e as noites tenham a mesma duração ao longo da estação. A primavera austral, como é conhecida a estação no Hemisfério Sul, inicia-se por volta do dia 22 de setembro e se finda por volta do dia 21 de dezembro.

Entretanto no Brasil as estações não são bem definidas nas suas regiões. Isso dificulta a nossa percepção quanto à mudança de estação. O país, com exceção da região Sul, apresenta duas estações bem definidas: o inverno seco e o verão úmido. Porém, não perde a característica do florescimento das diversas espécies de plantas, fazendo com que as paisagens, que antes se encontravam secas, fiquem mais coloridas, predominando a cor verde.

Pois é, a primavera chegou. Cantemos como Tim Maia, saudando a sua chegada: “Porque (é primavera)/Te amo (é primavera)/Te amo, meu amor. Trago esta rosa (para te dar)/Meu amor/Hoje o céu está tão lindo (vai chuva).”. A estação das fores. A estação dos poetas. A estação da renovação.

Rui Leitão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *