Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A desastrosa e incompetente gestão de Cartaxo chega ao fim; agora, os desafios de Cícero (Cristiano Machado)

  • por

A desastrosa e incompetente gestão de Cartaxo chega ao fim; agora, os desafios de Cícero

 

Problemas, problemas, problemas. Não são poucos os que Luciano Cartaxo deixará para o prefeito diplomado Cícero Lucena, que neste dia 1 de Janeiro de 2021 ocupará, por quatro anos, a mais cobiçada cadeira da Prefeitura Municipal de João Pessoa. E esses problemas já começam ‘dentro de casa’, na própria estrutura administrativa da enxurrada de secretarias criadas por Cartaxo para atender as negociações políticas e contemplar familiares, onde o número excessivo de funcionários contratados (na sua maioria fantasma) bate o recorde de todos os ex-prefeitos da cidade.

Mesmo com anúncio feito por Cícero de que promoverá a fusão de algumas delas, ele terá, por vários dias pela de frente, que gerenciar com sua equipe o volume de demandas burocráticas e as pendengas internas, como falta de material de expediente e atualização de contratos com fornecedores.

Na cidade como um todo, para o lado que se virá encontrará a revolta popular pelos maltrato com a mobilização urbana que descaracterizou totalmente as mais importantes vias de acesso da cidade, criou um samba do crioulo doido no final da Avenida Beiro Rio, com uma obra demorada, cara e inútil. O mesmo fez na Avenida Ruy Carneiro. Nos bairros, e mesmo no Centro, 90% da população desconhecem projetos de mobilidade da atual gestão; os 10% desaprovam o que chegou a ser feito. Isso sem falar nas áreas essenciais, como Saúde, Educação, Transportes Públicos, Segurança, todas entregues à própria sorte,num abandono generalizado.

 Mas ao se candidatar, evidentemente, Cícero Lucena sabia que seria um grande desafio governar João Pessoa em tempos difíceis como o atual, com a pandemia do coronavirus atacando impiedosamente a economia do país e o pandemônio administrativo criado por Luciano Cartaxo, atrofiando o desenvolvimento da cidade. Não por menos que ele será sempre lembrado como o pior prefeito da história da sempre festejada Capital paraibana. (MOMENTOPB)       

A título de ilustração, o MOMENTOPB selecionou alguns desses desafios que Cícero Lucena esbarrará pela cidade, mas que, certamente, terá competência, lucidez e equilíbrio para resolvê-los em consonância com a vontade popular: 

Cristiano Machado