Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A 2ª edição do Festival de Cultura Quilombola da Paraíba será no quilombo Serra do Talhado, na cidade de Santa Luzia – PB.

A 2ª edição do Festival de Cultura Quilombola da Paraíba será no quilombo Serra do Talhado, na cidade de Santa Luzia – PB.

 

Autoridades da Secretaria de Estado da Cultura e, da Prefeitura, estiveram reunidas no município, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, discutindo, definindo e planejando, as providências para a realização do festival.

 

No dia 26 (sábado) haverá um evento de chamamento para o Festival, com programação artística, como: Exibição de filmes e apresentação de grupos de dança, na Praça Alcindo Leite (Parque do Forró), no Centro da cidade de Santa Luzia.

 

“Trata-se de uma prévia, porque o Festival da Cultura Quilombola, com suas apresentações de artistas quilombolas, ocorrerá lá na Serra do Talhado, durante todo o domingo (27)”, explica o Secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti,

 

Na oportunidade, foi iniciado o processo de cadastramento de artistas quilombolas locais, coleta de documentos e assinaturas para a elaboração de seus portfólios.

 

A ideia é que, no dia 27, seja montado um pavilhão com palco, no terreiro central da comunidade, onde se apresentarão:

 

– forrozeiros,

– grupos de dança,

– expressões de cultura popular e

– teatro.

 

Tendas vão expor e comercializar peças em barro e cerâmica (como panelas), produzidas pelas louceiras do Talhado, além de artesanato e gastronomia dos demais quilombos

 

Século