Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ENIGMAS DA PEDRA DE INGÁ SERÃO DEBATIDOS NESTE SÁBADO EM JOÃO PESSOA

A imagem pode conter: texto

ENIGMAS DA PEDRA DE INGÁ SERÃO DEBATIDOS NESTE SÁBADO EM JOÃO PESSOA

Iphaep realiza uma nova leitura da Pedra de Ingá neste sábado

Um dos cinco maiores sítios arqueológicos do Brasil encontra-se na Paraíba: mais exatamente é a Pedra de Ingá, cujas inscrições rupestres estão gravadas nas rochas localizadas às margens do Riacho Bacamarte, no Agreste paraibano. Agora, a partir das 10h deste sábado (28), na Livraria do Luiz, no Centro de João Pessoa, será realizado o debate Arqueologia & Artes Visuais: Uma nova leitura da Pedra do Ingá. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), e será aberto ao público.

O palestrante será o arqueólogo pernambucano Ted Henrique da Silva, tendo como debatedores os historiadores Edvaldo Lira, Thomas Bruno e Vanderley de Brito. Segundo revela Cassandra Figueiredo, gestora do patrimônio estadual, o evento é uma iniciativa do Núcleo de Antropologia Visual do Iphaep “e nesse dia pretende abordar um tema que, há centenas de anos, vêm inquietando os pesquisadores e a população: em especial, os moradores daquela região”.

História – Na ocasião, serão discutidos enigmas como: “O que significam as misteriosas inscrições gravadas em Ingá”? “Seus autores seriam os índios Cariri ou elas seriam obras dos deuses astronautas”? Conforme o antropólogo Carlos Azevedo, um dos coordenadores do Núcleo do Iphaep, a ideia é trazer para o debate a particularidade que envolve a Pedra do Ingá. “As inscrições rupestres do Ingá revelam o cotidiano de povos coletores e caçadores que habitaram no passado aquela região”, diz. “E, apesar de todos os estudos e livros publicados, ainda hoje, elas não foram devidamente explicadas”, acrescentou.

O Núcleo de Antropologia Visual foi criado pelo Iphaep no início deste ano. A ideia é incentivar o estudo e a pesquisa. Bimestralmente, são realizados eventos e debates sobre temas da Paraíba, do Brasil e do mundo, numa perspectiva de estudos antropológicos e visuais baseados em trabalhos realizados por pesquisadores anglo-saxônicos.

SECOM= PB