Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MISTERIOS DA NATUREZA : “Homem-árvore” deve ser operado em até 3 semanas

As verrugas começaram a surgir no corpo de Abul há dez anos / Reprodução/YouTube

Abul Bajandar, de 26 anos, conhecido como “homem-árvore”, deve ser operado no Hospital Universitário de Daca, em Bangladesh. Segundo a Agência Efe, os especialistas tentam melhorar a aparência e tato do homem que desenvolveu verrugas com aparência de casca de árvore nas mãos e nos pés.

O paciente está internado desde o último sábado (30). No hospital, seis especialistas farão análises “durante as próximas duas ou três semanas” para verificar se é possível operar Abul. “Trata-se de uma epidermodisplasia verruciforme, doença rara não contagiosa da qual conhecemos poucos casos no mundo. Nunca tinha visto uma coisa igual”, disse o coordenador do setor de cirurgia plástica do centro médico, Samanta Lal Sem.
As verrugas começaram a se desenvolver há dez anos e prejudicaram Abul, que, antes de que a doença afetasse completamente suas mãos, era motorista de ônibus. Atualmente, o homem-árvore sobrevive com esmolas que pede na cidade de Khulna, onde vive.

Reprodução/YouTube

“Preciso de ajuda para todas as minhas atividades diárias, inclusive comer e tomar banho. O peso (das verrugas) faz com que meus braços cedam e a dor aumenta quando tento me movimentar“, declarou Abul, que é casado e tem uma filha de três anos, ao The Daily Star.

Apesar da tentativa dos médicos em proporcionar uma vida melhor a Abul, a doença é incurável e os problemas podem voltar no futuro. “A priori, não existe cura para a doença. Nosso objetivo é proporcionar um alívio ao paciente, melhorar sua condição e tentar conseguir com que suas mãos e pés voltem a ser funcionais”, explicou o médico.

Nos últimos cinco anos, Abul passou por vários médicos de Calcutá, na Índia, até confirmar que era uma doença rara e incurável.