Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Turista passa mal enquanto fazia rapel na ‘Pedra da Boca’, no Agreste da PB

Turista passa mal enquanto fazia rapel na ‘Pedra da Boca’, no Agreste da PB

Ela estava no alto da pedra se preparando para a prática esportiva, quando se sentiu mal e precisou ser resgatada pela equipe de bombeiros


  • Bombeiros levam 30 minutos para resgatar mulher
Bombeiros levam 30 minutos para resgatar mulher

 

Uma equipe de cinco bombeiros resgatou uma turista que estava praticando rapel na Pedra da Boca, ponto turístico localizado no Parque de mesmo nome, no município de Araruna, localizado na região do Agreste, a 165 quilômetros de João Pessoa.

De acordo com informações da tenente Viviclea Aneyronis, relações públicas do 3º Batalhão de Bombeiro Militar, o resgate aconteceu durante as operações de busca e salvamento implantadas neste verão, período em que aumenta o número de visitantes na Pedra da Boca.

“Nós estivemos durante o verão com uma equipe de busca e salvamento em regime de plantão e com ações preventivas, principalmente durante os fins de semana, quando o fluxo de turistas é bastante expressivo”, contou a militar.

A turista salva, uma jovem de 32 anos, estava no alto da Pedra da Boca se preparando para descer, quando se sentiu mal e teve que ser resgatada pela equipe de bombeiros. “O episódio aconteceu no final de janeiro, em pleno verão. Ela teve uma queda de pressão arterial e se sentiu mal. A equipe que estava de plantão foi acionada e subiu até onde a vítima estava localizada e fez o resgate”, disse.

Tenente Viviclea contou que a mulher estava a 60 metros de altura e a equipe demorou cerca de meia hora para fazer todo processo de amarração e estabilização da vítima para poder descê-la até o chão e realizar o atendimento médico. Ela explicou que foram utilizados equipamentos de resgate em altura como mosquetão, que é um aparelho utilizado em rapel, freio oito e cabo elástico.

 

Mulher praticava rapel quando se sentiu mal Foto: Mulher praticava rapel quando se sentiu mal 
Créditos: Reprodução/ Portal Mídia Net

 

Após ser resgatada, a mulher recebeu atendimento médico da própria equipe dos bombeiros e foi liberada. “Como ela teve somente uma queda de pressão arterial, foi avaliada e como já estava consciente e se sentindo bem, foi liberada”, revelou.

 

Turista foi resgata em 30 minutosFoto: Turista foi resgata em cerca de 30 minutos
Créditos: Reprodução/ Portal Mídia Net

 

Rapel e ecoturismo

Tenente Viviclea informou que uma equipe de busca e salvamento formada por cinco bombeiros militares estão durante todos os fins de semana acompanhando os visitantes e realizando um trabalho preventivo para evitar acidentes num dos pontos turísticos mais visitados do estado.

A Pedra da Boca é uma formação rochosa de aproximadamente 336 metros de altura e foi assim chamada por conta da erosão formada na rocha ser assemelhada a uma grande boca aberta.

Além da prática do rapel e do ecoturismo, o Parque da Pedra da Boca oferece ainda trilhas para passeios e cavernas com inscrições rupestres. O parque conta ainda com um ecossistema exuberante formado por 21 espécies de répteis e anfíbios e 16 espécies de mamíferos e 125 de plantas.

 

Parque da Pedra da Boca é atração para amantes do ecoturismoFoto: Parque da Pedra da Boca é atração para amantes do ecoturismo
Créditos: Reprodução/ Wikipedia