Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba 

João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba 

 

JOAO 1 - ELEIÇÕES 2022: João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba 

Foto: Marcelo Júnior, Polêmica Paraíba

João Azevêdo (PSB) é reeleito governador da Paraíba no segundo turno das eleições deste ano. O atual mandatário foi o único no estado que teve apoio político de um candidato à presidência nesta disputa. João Azevêdo contou com o suporte do ex-presidente Lula (PT) e da senadora Daniella Ribeiro (PSD).

No segundo turno, o candidato derrotado na disputa se manteve neutro em relação ao apoio presidencial, mas contou com o apoio do senador eleito Efraim Filho (União Brasil) e do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que também disputou o governo do estado.

Formado em engenharia civil pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e professor aposentado do IFPB (Instituto Federal da Paraíba), o atual governador tem mais de 40 anos de atuação na área pública.

Foi secretário de Infraestrutura de João Pessoa e também ocupou a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia. Em 2018, foi eleito governador no primeiro turno.

Os candidatos à Presidência não visitaram a Paraíba na campanha do segundo turno, mas o estado recebeu políticos como as ex-ministras e senadoras eleitas Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS), além da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

A última visita de Jair Bolsonaro (PL) à Paraíba ocorreu em junho, quando ele participou da entrega de dois residenciais do programa Casa Verde e Amarela na capital e visitou Campina Grande para participar de uma motociata com apoiadores e visitar as festividades de São João.

Lula esteve presente no estado apenas na campanha eleitoral do primeiro turno. Ele participou de um ato político no Parque do Povo, em Campina Grande, além de se reunir com lideranças de várias vertentes religiosas.

Deputado federal por dois mandatos, Pedro Cunha Lima é mestre em direito constitucional pela Universidade de Coimbra e atua como professor universitário e advogado.

Natural de Campina Grande, pertence a uma das famílias mais tradicionais da política do estado. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2014 e se reelegeu em 2018.

Em sua carreira, obteve destaque por ser o deputado mais votado da história da PB em 2014 e por ser presidente da comissão de educação.

Publicado por: Suedna Lira