Exército abre concurso com 1.100 vagas para Escola de Sargentos das Armas
As vagas são distribuídas em três áreas: música, saúde e geral. Inscrições podem ser feitas entre 7 de abril e 4 de maio e a prova objetiva está prevista para o dia 3 de outubro.
Escultura da Escola de Sargento das Armas, em Três Corações (MG) — Foto: Reprodução EPTV
O Exército Brasileiro abriu um novo concurso da Escola de Sargentos das Armas (ESA). São oferecidas 1.100 vagas para ambos os sexos e as inscrições vão de 7 de abril a 4 de maio, exclusivamente por meio da internet. A taxa de inscrição custa R$ 95.
A seleção é feita anualmente pelo estabelecimento de ensino militar, com admissão de âmbito nacional. Após a conclusão do 2º ano do curso, o candidato será declarado 3º Sargento do Exército.
As vagas são distribuídas em três áreas distintas:
- Área geral: 900 para os candidatos do sexo masculino, sendo 180 vagas destinadas à cota de negros; 100 para as candidatas do sexo feminino, sendo 20 vagas destinadas à cota de negros
- Músicos: 45 vagas, para ambos os sexos, sendo 7 vagas destinadas à cota de negros;
- Área de Saúde: 55 vagas, sendo 11 destinadas à cota de negros, de ambos os sexos.
Para se candidatar é necessário ter ensino médio completo. Além disso, é preciso possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, com exceção das áreas de saúde e música, cuja idade máxima será de 26 anos até o término da matrícula; ter no mínimo 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares.
A área geral oferece chances para infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicação, material bélico – manutenção de viatura Auto, material bélico – manutenção de armamento, material bélico – mecânico operador, material bélico –manutenção de viatura blindada, manutenção de comunicações, topografia, intendência, aviação-manutenção.
As chances para músicos são destinadas a clarineta em MIB/clarineta em SIB, flauta em dó/flautim em dó, saxhorne barítono em SIB/saxhorne baixo em SIB, saxofone em MIB/saxofone em SIB, tímpanos, bombo, pratos, tarol e caixa surda, trombone tenor em SIB (de vara), trombone baixo em SIB (de vara), trompa em fá, trompete em MIB/SIB – cornetim em SIB/flueglhorne em SIB, tuba em MIB/tuba em SIB.
Para o concurso, serão avaliadas aptidões intelectuais e físicas, inspeção de saúde e valoração de títulos. Os candidatos às vagas de Músico devem comprovar habilidade musical, e os inscritos para Saúde precisam ter concluído um curso técnico de enfermagem.
O curso de admissão para matrícula terá as seguintes fases:
1ª fase, composto pelas seguintes etapas: exame intelectual, valoração de títulos, Exame de Habilitação Musical, para os candidatos, da área Músico, aprovados no Exame intelectual e classificados dentro das vagas destinadas aos naipes, bem como aos incluídos na majoração que forem convocados pela ESA para continuarem no Curso de admissão; inspeção de sáude, Exame de Aptidão Física Preliminar.
2ª fase: revisão médica, Exame de Aptidão Física Definitivo (EAFD), comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos e comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição e optaram concorrer pelo sistema de reservas de vagas, de caráter eliminatório.
As provas objetivas estão previstas para o dia 3 de outubro de 2021.
Os selecionados irão atuar no primeiro e segundo ano do curso de formação nas seguintes Unidades Tecnológicas do Exército: Alegrete (RS); Blumenau (SC); Campo Grande (MS); Fortaleza (CE); Itajubá (MG); Jataí (GO); Juiz de Fora (MG); Jundiaí (SP); Natal (RN); Pirassununga (SP); Pouso Alegre (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taubaté (SP); Três Corações (MG).
Por G1/VAZVADALUZ