Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

LIVE: Adriano Galdino levará reivindicações do povo de Itabaiana ao governador

  • por

LIVE: Adriano Galdino levará reivindicações do povo de Itabaiana ao governador

 

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), esteve na cidade de Itabaiana neste sábado (14). Como vem fazendo há algumas semanas, o deputado está ouvindo as pessoas, dialogando com os moradores de cidades paraibanas para atendê-los melhor. Os assuntos abordados são transmitidos por uma live nas redes sociais de Adriano. Em Itabaiana, ele e o prefeito Lúcio Flávio (PSB) falaram sobre algumas soluções e investimentos que foram adquiridos para a cidade.

As pessoas presentes, a maioria de Itabaiana, falaram sobre os problemas de asfalto, saneamento, saúde, educação, empreendedorismo e cultura do município. Adriano saudou as mais de duas mil interações na live, que foi transmitida na página no Facebook. Um dos assuntos mais debatidos foi sobre o atual instituto São Vicente de Paulo da cidade. O prefeito Lúcio Flávio disse o que tem feito, mas apontou a necessidade de uma maternidade em Itabaiana. Adriano afirmou que vai lutar para conseguir melhoras para o Instituto, mas que poderia ser feita a maternidade no mesmo equipamento.

“Assim, o hospital poderá ter mais uma especialidade e que essa maternidade seja regional, que atenda a todas as cidades da grande região de Itabaiana. Vamos unir forças para dar a vocês esse novo empreendimento de saúde”, disse.

Com relação ao asfaltamento de ruas centrais da cidade, tanto o prefeito quanto o deputado disse que esse ponto tem dificuldades financeiras do Estado e também dificuldades com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), sobre questões do meio ambiente. “O Iphaep dá a justificativa de que o asfaltamento esquenta mais a cidade. Por causa disto, algumas cidades estão passando por esse crivo. Mas nós vamos lutar para conseguir”, falou.

Quanto ao asfalto do hospital, o prefeito disse que já falou com o engenheiro do Iphaep e está em negociação. “Estamos tentando também. A temperatura aumenta algo em torno de 5º C além da nossa temperatura, que já é considerada quente a maior parte do ano. Mas isso é uma coisa a discutir. A presidente do Ipahep já está com o croqui, temos que conversar para as coisas se adequarem”, explicou Lúcio Flávio.

O prefeito de Itabaiana ainda detalhou que, para essa obra ser concluída, precisa, principalmente, antes, consertar o saneamento, que ficará abaixo do asfalto. “Tem que trocar os tubos de amianto das ruas, que é um material cancerígeno. Estão trocando para que também não estoure e para que o asfalto seja colocado quando essa parte tiver concluída”, disse.

Cultura – A atual secretária de Cultura e diretora de Turismo da cidade, Socorro, relatou sobre os trabalhos de cultura. Ela disse que a cidade ainda é carente de espaços físicos para se praticar e mostrar cultura. “Essa semana eu fiquei muito feliz porque eu vi que o PL que foi aprovada na Câmara de Deputados e vi uma luz no fim do túnel para a gente trabalhar a cultura. Como o sr. falou, pegando o seu gancho, cultura também muda vidas, cultura também gera empregos, turismo gera renda. Nosso maior problema atualmente é a questão de espaço físico”, citou.

Socorro lembrou que, ano passado, Lúcio Flávio conseguiu juntar o DNIT, a sessão da rede ferroviária, que será de grande avanço. “Já tem a ideia de Jessier Quirino realizar um projeto lá. Nós temos um prédio aqui, a União de Artistas e Operários de Itabaiana, na qual muitas pessoas importantes para a Cultura passaram, como Sivuca e Zé da Luz, os grandes nomes da cidade, todos usufruíram desse prédio, que hoje encontra-se abandonado. A única forma que vejo de resolver esses impasses e uma emenda parlamentar para recuperar um espaço desse, para gente trabalhar o social junto com a cultura”, solicitou.

Adriano disse que era um pleito justo. “Nós vamos lutar por ele. É como eu lhe disse, o deputado pede ao governador, como o vereador pede ao prefeito. Nós vamos lutar porque aqui é a terra de Sivuca, o homem que ultrapassou os limites do Brasil, é a terra da Cultura”, afirmou.

Ele explicou que selecionará todas as solicitações de Itabaiana e que tudo o que foi falado, foi registrado no vídeo e será encaminhado em forma de solicitações e outros documentos para o governador João Azevêdo. Esta foi a terceira live do deputado Adriano Galdino. A primeira foi em Pocinhos, no Agreste, e segunda em São José dos Cordeiros, no Cariri do Estado.

Live com Adrfiano Galdino

Live com Adriano Galdino direto de Itabaiana

Publicado por Adriano Galdino em Sábado, 14 de setembro de 2019

Da Redação com Paraíba Debate