Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

UM PASSEIO PELA EXPOSIÇÃO DE MARCIA DEMENTSHUCK (vavadaluz)

Atendendo convite de minha amiga e grande repórter Márcia Dementshuck, visitei ontem  a exposição do Paraiba 4 x 4 Cantos de sua organização. Uma exposição de fotos inéditas de lugares, historia de gente, etc..

O  que muito me orgulhou foi me ver inserido nesse contexto tendo a minha historia de vida com o Casarão da Senzala sendo vista por centenas de pessoas pela imprensa escrita por meio do Jornal Correio da Paraiba e pelo site WWW.paraiba4x4Cantos.com.br .

O evento aconteceu na Usina Cultural Energisa e foi bastante visitado, entrega de prêmios, cirandas, tudo  contento.

Encontro casual com Minha ídala Ruth Avelino, meu ídolo dr Roberto Cavalcante, meu Guru Willys Leal, Meu querido Manudecarvalho,  entre muitos outros além da assistência especial da doce e competentíssima Marcia que fez questão de me dar destaque aos presentes.

Veja reportagem

O CASARÃO DA SENZALA, MEU LAR (Márcia Dementshuk)

 

Vavá da Luz mora no casarão do Sítio Senzala comprado por seus ancestrais em 1883, próximo à Pedra do Ingá. O lugar guarda resquícios do período dos engenhos, quando escravas domésticas cuidavam das louças portuguesas na casa grande enquanto outros trabalhavam nas lavouras.

Toda a madeira usada em portas ou janelas é cedro. O que chama a atenção são as vigas inteiras, com cerca de meia tonelada cada, que sustentam toda a construção sem prego ou parafuso. São as linhas feitas do miolo de baraúna.

Num espaço reservado do casarão estão verdadeiras peças de museu, de candeeiros a telefones antigos e até um santo barroco, em madeira, e uma réplica de igreja de Ingá, feita em 1887, no mesmo material. Mas é na cozinha e na copa onde estão louças portuguesas, cristais e pratarias. “Eu não sou muito zeloso, senão estaria tudo brilhando, mas as peças estão aí guardadas. Não vendo”, alertou Vavá da Luz.

A reportagem do Jornal Correio da Paraíba, em companhia arqueólogo e condutor geoturístico da Cariri Expedition, Djair Fialho, e com o apoio da Concessionária J. Carneiro, da Energisa e de Zarinha Centro de Cultura, percorreu os quatro cantos da Paraíba e traz uma série de histórias e informações sobre diferentes aspectos do Estado. Lugares inóspitos, pessoas autênticas, lutas pela preservação do patrimônio e orgulho pelo território. Você poderá viver essas cenas.