Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Repentista Gilmar de Oliveira abre oficialmente o Sarau Poético-Virtual do CORONAVÍRUS

Repentista Gilmar de Oliveira abre oficialmente o Sarau Poético-Virtual do CORONAVÍRUS

O poeta repentista paraibano Gilmar de Oliveira, natural de São José de Piranhas e residente em Cajazeiras, neste Estado, abriu oficialmente nesta terça-feira, 31, o Sarau Poético AS GIGANTES LIÇÕES DO CORONAVÍRUS, organizado pelo presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), poeta Marconi Araújo. Ao som da viola, Gilmar de Oliveira deixou o seu recado no projeto poético que objetiva extrair lições importantes diante de momento tão difícil por que passa a humanidade, decorrente da pandemia do COVID-19. A ideia é que poetas de todo o país preparem estrofes com o mote de autoria do presidente da ACVPB, descrito como “A LIÇÃO DO CORONA É TÃO GIGANTE/QUE É MARCANTE PRA TODA GERAÇÃO”. Segundo Marconi Araújo, “é importante registrar, para todas as gerações, as lições extraídas por todos nós, notadamente quanto à importância da solidariedade, da empatia e da união de todos, em prol do bem comum tão precioso: a própria vida”, assinalou.

O repentista Gilmar de Oliveira, que estreou as exibições e depoimentos diários nas redes sociais em instante de isolamento social, é bastante respeitado pelos amantes da cultura popular, sobretudo pela qualidade dos trabalhos que desenvolve e na construção dos versos de improviso. Começou a cantar em 2002, já apresentando um programa na rádio Alto Piranhas de Cajazeiras, onde está até hoje. Já gravou 11 CDs e 3 DVDs. Tem mais de 80 participações em DVDs diversos e várias composições de sua autoria, tendo se apresentado por 8 vezes na TV Diário de Fortaleza. Ganhou aproximadamente 150 troféus nas disputas de festivais país afora, tendo sido campeão em 2016 no festival do espaço cultural, em João Pessoa, ocasião em que seis duplas disputavam o primeiríssimo lugar.

CORDEL COLETIVO. O projeto AS GIGANTES LIÇÕES DO CORONAVÍRUS engloba outras ações importantes, dentre as quais a confecção de um cordel coletivo, com a participação de poetas cordelistas de todo o país, tratando da temática de tamanha relevância e em período mais que oportuno. O cordel coletivo terá capa sob a responsabilidade do magnífico poeta e xilogravurista Marcelo Soares, que já está trabalhando nesse sentido. Enquanto o cordel coletivo está sendo construído, os vídeos com as performances poéticas alusivas ao texto em construção serão exibidos diariamente nas redes sociais, dentre as quais grupos de WhatsApp, YouTube, Facebook, Instagram e, notadamente, como registro histórico a ser preservado, no sítio eletrônico da Academia de Cordel do Vale do Paraíba ( www.academiadecordel.com ). Vale a pena conferir e ainda há tempo de participar. Contatos através do telefone/WhatsApp (83)99307-4525, devendo falar diretamente com o poeta Marconi Araújo, organizador do projeto em apreço.