Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Projeto ‘Encanta Cordel’ é lançado em Itabaiana neste sábado (11) com exposição, mesa de glosa, sarau e música


O projeto
, que dá visibilidade à literatura de cordel, deve ainda passar por outras quatro cidades da PB, PE e MA

 

O projeto Encanta Cordel, patrocinado pelo Fundo Nacional de Cultura, através do Instituto Cultural Vale, inicia sua programação neste sábado (11) na cidade de Itabaiana (PB). As atividades, que se iniciam às 16h, acontecem na Taberna Cultural e são gratuitas.

Prevista para terminar às 21h30, com a apresentação do grupo Forró Carrité, a programação conta ainda com microfone aberto para declamação, performance poética com espetáculo musical sobre o poeta Zé da Luz e mesa de glosa, que trará para o desafio do improviso o tema ‘O cordel como Patrimônio Cultural’.

Além disto, também será apresentada ao público a exposição ‘Universos do Cordel: Do Feminino a Cultura Popular’, que traz trinta obras do xilogravurista Marcelo Soares, artista reconhecido no dossiê de registro para avaliação e pertinência do cordel como patrimônio cultural brasileiro, elaborado pelo Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular.

Apelidada de ‘Rainha do Vale’, Itabaiana é conhecida por ser berço de grandes artistas expoentes do cordel e da cultural em geral, a exemplo do Mestre Sivuca, por isto foi escolhida para ser palco do lançamento do projeto.

Encanta Cordel

A programação itinerante do ‘Encanta Cordel’, que prevê ainda oficinas e visita dos mestres detentores do saber às escolas, deve passar ainda pelas cidades de São José do Egito (PE), Matureia (PB), Bacabeira (MA) e Santa Rita (MA). As oficinas oferecidas são: Produção Cultural e Cordel;  O Cordel na Escola; Mídias Sociais e Cordel e Arte Educação: Práticas Estilo Xilo. Todas as ações serão gratuitas e estarão voltadas ao público infanto-juvenil da rede pública de ensino e aos demais interessados. 

O projeto prevê ainda a compra e doação de cordéis para bibliotecas públicas municipais.

Informações sobre as atividades, exposição virtual de Marcelo Soares e inscrição nas oficinas estão disponíveis no site do projeto (www.encantacordel.com.br)

Lançamento do Projeto Encanta Cordel – Itabaiana – PB  

Data: 11/06/2022

Local: Taberna Cultural

16h00 – Apresentação do Projeto Encanta Cordel

Convidados:

Marconi Araújo – Poeta, cordelista, natural de Campina Grande, Presidente da Academia do Cordel do Vale do Paraíba – PB.

Sander Lee – Poeta, cordelista, escritor e ator, natural de Itabaiana, membro da Academia.

Raniery Abrantes – Poeta, cordelista e escritor natural da cidade de Sousa. Professor graduado em História pela UFPB e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Integrada de Patos.

Annecy Venâncio – Professora e poetisa, membro da Academia do Cordel do Vale do Paraíba e mestra em educação.

Edgles Gonçalves – Produtor, ator e agente cultural de Itabaiana.

Claudete Gomes –  Professora, atriz, poetisa, escritora, membro da Academia do Cordel do Vale do Paraíba e Mestra em Artes.

16:45 – Mesa de Glosas

Tema: O cordel como Patrimônio Cultural

Mediadora: Claudete Gomes

Poetas Participantes:

Antônio Marcos Gomes Monteiro

Annecy Bezerra Venâncio

Raniery Dantas Abrantes

Bento Carvalho de Lima Filho

17h30 – Performance Poética – Espetáculo: Zé da Luz em Sopros Poéticos

Ed Gonchá – Declamador

Mileni de Fátima – Flautista

Paulo Rodrigues – Acordeon

18h00 – Café com Prosa, Gravação de depoimentos, Microfone aberto para declamação Participação especial das poetisas Renali Oliveira e Maria Dalva Silva Mendonça

19h30 as 21h30 – Encerramento – Apresentação Musical: Grupo Forró Carrité