Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

‘Paraíba da Gente’ relata ações do Governo e destaca Museus na área de Cultura

‘Paraíba da Gente’ relata ações do Governo e destaca Museus na área de Cultura

 

O Museu da Cidade de João Pessoa, o Centro de Referência do Artesanato e da Renda Renascença, em Monteiro, e a recuperação do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, na Capital, foram alguns dos destaques citados, na área de Cultura, pelo Governador João Azevedo, na solenidade em que apresentou as ações da gestão nos últimos quatro anos. Também lançou a revista ‘Paraíba da Gente’, cujo conteúdo mostra os números da administração estadual.

A solenidade, na manhã da segunda-feira (9), lotou o Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, sendo prestigiado por Secretários de Estado, políticos, Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e de outras cidades, servidores públicos e a imprensa.

A Revista

Em 114 páginas, ‘Paraíba da Gente’ passeia por cada área de atividade governamental, fazendo uma abordagem transversal das políticas públicas adotadas na Paraíba, que desencadearam ações e perpassaram secretarias e outros organismos da gestão.

Assim, temas como cultura, atenção social, formação de cidadania, patrimônio histórico, infraestrutura e desenvolvimento econômico não se limitaram às suas secretarias e órgãos específicos, foram tratados como um todo dentro do Governo.

A ação cultural, por exemplo, surge em projetos dentro de presídios, no ensino de música nas escolas, em obras físicas de reestruturação do patrimônio histórico ou nos  festivais de povos tradicionais e originários.

“Estou feliz por poder contribuir com o êxito da gestão João Azevedo. Na nossa área, especificamente, o prazer do trabalho está em ver trabalhadores e trabalhadoras da cultura acessando nossas ações e sendo partícipes da política pública cultural. Foi isso que o governo fez e está mostrando, em resumo, nessa revista. Creio que a gestão manterá o foco da interiorização de ações e caminhará ainda mais para fortalecer a presença do Litoral ao Sertão”, avaliou o Secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti.

Escola Técnica de Artes

O Governador João Azevedo também anunciou novas obras e ações para o segundo mandato, a exemplo do Arco Metropolitano e o sistema de BRS para atualizar o sistma de transporte público de João Pessoa, a construção do novo Hospital de Clínicas de Campina Grande e do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão, mais sete barragens e a ampliação do programa ‘Tá na Mesa’ para todos os municípios.

Informou ainda que serão lançados um pacote econômico para redução de impostos e o programa ‘Opera Paraíba Pediátrico’, além de concursos públicos para o magistério e segurança pública.

Por último, foi anunciada uma agenda de inaugurações para os próximos dias, com obras em diversas áreas, e onde está incluída a Escola Técnica de Artes. Serão entregues travessias urbanas, implantação e restauração de rodovias, oficina ortopédica da Funad e reformas e construções de ginásios.

O Governador também anunciou a criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que cuidará dessa área com a meta de intensificar a pesquisa e suas produções, ficando a Secretaria de Educação com a responsabilidade exclusiva de manter – e ampliar – o bom trabalho que tem realizado no ensino e nas escolas.