Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Nova edição do Festival Comunicurtas UEPB Itinerante será realizada no município de Ingá

Nova edição do Festival Comunicurtas UEPB Itinerante será realizada no município de Ingá

Ingá, município paraibano localizado a 38 km de Campina Grande, será o próximo a ser visitado pelo “Comunicurtas UEPB Itinerante”, atividade cultural desenvolvida por profissionais Coordenadoria de Comunicação (Codecom) e alunos de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, a população de Ingá terá acesso gratuito à Mostra de Cinema “Mistérios e Encantos de Ingá”, que trará apresentações culturais e exibições de filmes.

Abrigando o mundialmente conhecido sítio arqueológico das Itacoatiaras – pedras com inscrições rupestres, provavelmente feitas por indígenas há milhares de anos – a pequena cidade, com cerca de 18 mil habitantes, guarda também os enigmas que tentam explicar os misteriosos desenhos nas pedras, surgindo daí a escolha da temática da atual Mostra de Cinema Itinerante.

Na tarde desta segunda-feira (20), tiveram início as atividades que acontecem previamente às mostras, envolvendo estudantes de escolas municipais, com as oficinas “Fotografia com o celular”, “Stop Motion” e “Produção de roteiro e audiovisual”. As aulas seguem até quarta-feira (22), com a participação de dezenas de alunos de Ingá e dos distritos de Pontina e Chã dos Pereira.

De acordo com Hipólito Lucena, coordenador geral do Comunicurtas, a ação que mantém a rotina itinerante em diversas cidades paraibanas é vinculada ao Núcleo de Mídias Digitais Machado Bittencourt da Codecom/UEPB, não gerando custos adicionais para a Instituição e sendo realizada em parceria com as secretarias de Cultura e de Educação dos municípios por onde o evento passa. Na edição “Mistérios e Encantos de Ingá” participarão 22 alunos de graduação da UEPB, sendo coordenados por Aline Herculano, Carol Santos e Raniel Lucena.

Cinema na Praça

A partir do dia 31 de agosto, acontecerá o Festival de Cinema que, além de exibição de filmes, ainda oferecerá oficinas e apresentações culturais. As atividades acontecerão na Praça Central Antenor Navarro e o destaque será para os filmes de ficção e documentários produzidos na região, a exemplo de “O Reino da Serra”, do jornalista Sinaldo Luna, de Itatuba, que teve inspiração nas lendas e nos relatos dos moradores com suas histórias fantásticas repassadas a cada geração.

Na programação haverá ainda “O Reinado Encantado de Caiana”, produzido por Ítalo Jones Marinho e gravado na comunidade de Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande. O vídeo reafirma a crença de que, um dia, surgirá uma grande cidade a partir da “pedra letrada” que fica em um reino encantado da Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos, na Paraíba.

Além desses, também será exibido o filme “No Fim de Tudo”, de Victor Ciriaco, premiado na edição 2017 do Comunicurtas UEPB e que conta com a participação dos atores Silvério Pereira e Arly Arnaud, atriz que já confirmou presença no encerramento do ffestival.

Para Tiago Garcia, secretário adjunto de Cultura do município, receber o projeto do Comunicurtas pela primeira vez é uma grande honra para o município e, além de proporcionar algo novo para os moradores, também poderá promover um resgate histórico, como as bandas marciais e de forró locais. “As pessoas estão acostumadas a associarem a cultura do Ingá apenas à Itacoatiara, mas nossa história vai além e registra a produção do algodão colorido e outras atividades de comunicação, como um cinema no Centro e até um canal de TV”, acrescentou.

 

O projeto é brilhante, e a sociedade ingaense é privilegiada com o evento, principalmente pelo fato de proporcionar à comunidade um estudo cultural da nossa história. É de extrema importância essa comunicação das áreas da educação, cultura e cinema, pois amplia o senso crítico e aumenta o interesse pelo desconhecido ou mesmo adormecido pela nossa sociedade. Além disto, a Secretaria de Educação abraça este evento, pois um projeto que aposta na arte e no talento de cada um merece todo reconhecimento.
Diz  Sueleide Rodrigues Secretária Adjunta da Educação

PROGRAMAÇÃO COMUNICURTAS UEPB ITINERANTE – EDIÇÃO INGÁ

OFICINAS NAS ESCOLAS (De 20 A 22 de Agosto – Das 14h às 17h)

– EMEIEF CORINA DE AZEVEDO (INGÁ)
Oficina de “Stop Motion”

– EMEF FREI HERCULANO (PONTINA) / EMEF JOÃO DIONÍSIO DE MENDONÇA (CHÃ
DOS PEREIRAS)
Oficina de “Fotografia com o celular”

– EMEIEF MAJOR JOSÉ BARBOSA MONTEIRO (INGÁ)
Oficina de “Produção de Roteiro e Audiovisual”

FESTIVAL DE CINEMA (De 31 de Agosto a 2 de Setembro)

31.08 – SEXTA-FEIRA:
ABERTURA
8h – OFICINA DE CERIMONIAL – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
14h – OFICINA DE CRIAÇÃO DE ROTEIRO – EMEIEF MAJOR
19h – ABERTURA DO EVENTO – PRAÇA ANTENOR NAVARRO

APRESENTAÇÕES CULTURAIS
BANDA 31 DE MARÇO
GRUPO CULTURAL ESCOLA CORINA
GRUPO CULTURAL ESCOLA CANDIDA

EXIBIÇÃO DE FILMES
SHOW – FORRÓ DA PREVINE / FORRÓ DO SEGUIMENTO

01.09 – SÁBADO:
14h – OFICINA DE FOTOGRAFIA – EMEIEF MAJOR
19h – APRESENTAÇÃO CULTURAL
GRUPO DAS IDOSAS
GRUPO CULTURAL ESCOLA MAJOR

EXIBIÇÃO DE FILMES
SHOW – BANDA TRIBUS

02.09 – DOMINGO:
20h – ENCERRAMENTO
APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DAS OFICINAS
APRESENTAÇÃO DO MATERIAL PRODUZIDO NA CIDADE

EXIBIÇÕES DE FILMES
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: ATRIZ ARLY ARNAUD E LARA SALES
SHOW – BANDA RAÍZES NORDESTINA

Texto: Giuliana Rodrigues