Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

No Dia da Cultura, Secult-PB enaltece resistência do setor

No Dia da Cultura, Secult-PB enaltece resistência do setor

“A cultura brasileira, como setor organizado, à busca da sua identidade formada por etnias, vive o fim e consequências de 2020, ano historicamente forjado por dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus e também pela marca de resistência das trabalhadoras e trabalhadores da Cultura”, disse o professor Damião Ramos Cavalcanti, Secretário de Estado da Cultura da Paraíba. Ele aproveitou o Dia Nacional da Cultura, comemorado neste 5 de novembro, para avaliar efeitos no setor. Damião reuniu na quarta feira (4), o Conselho Estadual de Cultura.

O secretário analisa que o fechamento total das atividades culturais no país, em decorrência do isolamento social, embora se configure um grande baque econômico nesse setor, afetando trabalhadores e empreendedores, acabou por estimular a mobilização, que resultou, dentre outras iniciativas, na criação da Lei Aldir Blanc, de benefícios financeiros ao setor cultural.

“Podemos chorar e lamentar as vidas perdidas, mas, no caso específico da cultura, também empregos e renda que deixaram de existir com a paralisação de tudo. No Dia Nacional da Cultura também comemoremos essa conquista, resultado da mobilização dos artistas, de todos os trabalhadores dessa área”.

A cara do Brasil

Há uma identidade nacional? A pergunta cabe ainda hoje, sobretudo num país de culturas diversas como é a Brasil. Tão diversa e grandiosa, a cultura brasileira, celebrada neste 5 de novembro, que marca o Dia Nacional da Cultura, quando se celebra de norte a sul o apanhado de conhecimentos, costumes, expressões e cores de vários povos – índios, negros, colonizadores e ciganos , que transformaram essa terra na bela e amada nação que é atualmente.

Considerado o 5º maior país do mundo em extensão territorial, o Brasil possui em sua história uma grande variedade de contribuições étnicas, o que lhe confere extrema riqueza cultural.

O 5 de novembro foi escolhido por um motivo especial, a comemoração do nascimento de Rui Barbosa (5 de novembro de 1849). Essa homenagem foi feita por ter sido ele um dos nomes mais influentes na história do Brasil república, seja na questão política ou cultural.

A data foi criada em 15 de maio de 1970, pela lei nº 5579. Existe uma condecoração chamada OMC (Ordem de Mérito Cultural) para premiar grupos artísticos, iniciativas ou instituições em reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira.

O OMC existe desde 1995, e já condecorou mais de 500 personalidades com a participação do Ministério da Cultura.

Na cultura brasileira, predomina a contribuição dos seguintes povos: indígenas, africanos, italianos, portugueses e alemães.

Outros povos, como os árabes, espanhóis, poloneses, hungaros e japoneses também contribuíram para a cultura do Brasil, porém, de forma mais limitada.

A música, a culinária, a literatura, o folclore e o artesanato são as características principais da cultura brasileira, internacionalmente admirada.