O Movimento denominado de “Cinema Instantâneo”, surgiu da ideia de compartilhar equipamentos e saberes, por jovens cineastas. Como primeira leva de suas ações foi realizada uma imersão na cidade de São Carlos, no mês de agosto de 2018, produzindo 4 filmes em uma semana. Em novembro do mesmo ano chegou a Paraíba, nas cidades de Campina Grande, Cabaceiras e Boa Vista, onde foram gravados mais três filmes.
Em abril de 2019, o Movimento chega ao estado de Pernambuco, na cidade de Taquaritinga do Norte, sendo gravados mais 3 filmes. No início do mês de maio o Movimento aportou na cidade de Remígio, sendo produzido mais dois filmes.
Agora para o início do mês de junho, o mundo do cinema do Nordeste volta seu olhar dessa vez para a cidade de Ingá (PB). Entre os dias 01 e 08 de junho, atores, produtores, realizadores e incentivadores da sétima arte participarão de oficinas, exibições e a produção de filmes como parte da quinta edição do evento que promete impulsionar a produção cinematográfica do Estado.
Surgindo como uma alternativa audiovisual, o cinema instantâneo tem cada vez mais conquistado espaço dentre as produções cinematográficas em todo o país. Utilizando a experimentação de possibilidades dramáticas, o Movimento Cinema Instantâneo tem oferecido produções de qualidade a partir da ousadia característica de seus realizadores. E entre a próxima sexta-feira (31) e domingo (9), além das atividades de discussão e produção de cinema, serão gravados três filmes na cidade aproveitando o cenário geográfico e histórico conhecido internacionalmente pelas inscrições rochosas denominadas de Itacoatiaras.
Participarão desta edição do Movimento Cinema Instantâneo, nomes como Zezita Matos, presidente da Academia Paraibana de Cinema e atriz de cinema, teatro e televisão; Tiago A. Neves, cineasta paulista; Nivaldo Rodrigues, ator e dramaturgo; Cely Farias, atriz e preparadora de elenco; Hipólito Lucena, jornalista, ator e diretor; entre outros nomes do mundo do audiovisual. Os interessados em participar das atividades devem procurar a Secretaria de Cultura de Ingá para realizar sua inscrição nas oficinas e nas demais ações.
As atividades do Movimento Cinema Instantâneo em Ingá, serão realizadas em vários setores da cidade durante os turnos da manhã, tarde e noite, e conta com a realização da Prefeitura Municipal de Ingá, através do prefeito Manoel da Telha e do Secretário de Cultura Tiago Garcia, além das produtoras Toco Filmes, Araweté Filmes e da Ypuarana Cultural, com apoio institucional da Universidade Estadual da Paraíba, através da Coordenadoria de Comunicação da UEPB.
Fonte Secultinga