LOGOMARCA DOS “100 ANOS DE JACKSON DO PANDEIRO” É DIVULGADA PELO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
LOGOMARCA DOS 100 ANOS DE JACKSON DO PANDEIRO CRIADA PELO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA |
Com produção executiva da Secretaria de Comunicação do Estado, composição gráfica da Antares Comunicação e ilustração do renomado artista plástico e xilogravador Jô Oliveira, foi definida pela Comissão Organizadora do Centenário de Jackson do Pandeiro (COM100), a marca oficial que constará nas peças e ações promovidas pelo Governo do Estado da Paraíba e seus parceiros, como parte das homenagens dirigidas ao Rei do Ritmo, alusivas aos 100 anos de seu nascimento, celebrado este ano.
Reunindo pandeiro, cores vivas e traços de xilogravura na reprodução do rosto do artista, a marca – que também servirá de referência para os monumentos que serão instalados em João Pessoa, Campina Grande e Alagoa Grande – unificou a linguagem direta da publicidade com o toque forte e lúdico da xilogravura (remetendo à linguagem do cordel) e se apresentou como uma peça moderna, de forte apelo comunicacional, mesmo adornando um fato histórico. “Maravilha! Muito boa, mesmo”, reagiu o percussionista José Gomes, sobrinho e representante legal da família de Jackson, ao tomar conhecimento da peça.
JACKSON DO PANDEIRO É NATURAL DE ALAGOA GRANDE, PARAÍBA. |
Jackson nasceu em 31 de agosto de 1919, em Alagoa Grande. Influenciado pela mãe, Flora Mourão, cantadora de coco, ele deu início a sua carreira. Passou por Campina Grande, João Pessoa e Recife, mas só chegou ao resto do Brasil – e, porque não?, do mundo – quando convidou a “cumade” Sebastiana pra cantar e xaxar na Paraíba, em 1953. Desde então, o Nordeste ganhou mais um soberano: Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo.
A criação da marca foi uma atribuição da COM100, instituída pelo Governo do Estado para coordenar as ações institucionais referentes aos 100 anos de Jackson do Pandeiro. Em breve, a comissão divulgará o calendário completo das atividades relacionadas às celebrações, que têm início com o Festival de Música da Paraíba, promovido pela Funesc, que homenageia o ilustre ritmista paraibano. A primeira eliminatória será em Alagoa Grande, no próximo dia 18.
Também a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, vem apoiando diversos eventos por todo o Estado, como Alagoa Grande e outros, contando, inclusive, com emenda do Deputado João Bosco Carneiro, que destina o valor de R$500.000,00 para investimento.
Matéria editada por Severino Antonio (bibiu) tendo como fonte original o site – WS COM