Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Guarabira inaugura o Memorial do Cordel

cordel

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, inaugurou na noite do último sábado(01) o Memorial do Cordel – José Camelo de Melo Resende, autor da grande obra conhecida mundialmente o “Romance do Pavão Misterioso”.

cordel16

Na abertura do evento foi mostrado o vídeo “Jornada do verso na terra da Luz”, que contou a história de Jose Camelo de Melo Resende, mostrou toda arte do improviso e as tipografias onde eram impressos os cordéis dos poetas populares e logo em seguida as apresentações dos repentistas Daudeth Bandeira e Felipe Pereira, um verdadeiro encontro de poetas repentistas que em seus versos homenageavam Guarabira, empolgaram o grande público que prestigiou a inauguração.

cordel14

O evento realizado pela Prefeitura de Guarabira na noite de sábado, também reverenciou os poetas populares da terra, Chico Pedrosa e Ismael Freire.

Ismael Freire que completava 91 anos de idade e Chico Pedrosa que recitaram suas obras e também o lançamento do livro “Raízes do Chão Caboclo –  Retalhos da minha vida”, título do quinto livro do poeta popular e declamador Chico Pedrosa.

A noite de inauguração do Memorial do Cordel foi repleta de lançamentos de livros e folhetos. O folheto “Guarabira e a memória do cordel” de autoria do cordelista guarabirense Paulo Gracino.

cordel1

O poeta Haroldo Camelo de Melo, sobrinho de José Camelo de Melo, disse que a iniciativa do prefeito Zenóbio vai ganhar mais espaço e reverberar pelo país afora e que o ambiente do Memorial do Cordel ficou como ele imaginava e digno de muitos aplausos pelo povo.

O poeta popular Chico Pedrosa e também homenageado da noite afirmou que é um marco da administração a criação do Memorial do Cordel, um verdadeiro palácio dos grandes cordelistas.

O prefeito Zenóbio mostrou todo seu contentamento com a inauguração do Memorial do Cordel e afirmou que o reconhecimento à cultura popular dos poetas guarabirenses foi um sonho realizado e que Guarabira viveu uma noite de inesquecível cantoria.

cordel23

Entre as presenças, a do Secretario de Turismo e Cultura de Ingá, o Jornalista, Blogueiro e Acadêmico da Academia Paraibana de Literatura de Cordel, Walter Mario Góis da Luz, o Vavá da Luz, que deu entrevista e fez a cobertura do evento.

 

Assessoria

cordel1 cordel2 cordel3 cordel4 cordel5 cordel6 cordel7 cordel8 cordel9 cordel10 cordel11 cordel12 cordel13cordel14 cordel15 cordel cordel16 cordel17 cordel18 cordel19cordel20cordel21cordel22 cordel23