GRAVE : Comandante do Exército sofre de doença até então misteriosa
Ainda não há certeza de que é dessa doença que o General sofre, pois há muitas outras que acometem o sistema motor.
Alguns dos sintomas de Villas Bôas, são problemas respiratórios e dificuldades de locomoção. O militar já se encontra na cadeira de rodas. Em entrevista para a ”Folha”, o General afirma que sua mente está em plena consciência, mesmo seu corpo não respondendo a seus estímulos como antes. No entanto, a condição do General fez as Forças Armadas entrarem em um debate ultimamente, o objetivo da instituição é adequar colégios militares e professores para promover educação inclusiva. Até 2023, os colégios estarão prontos para a promover este tipo de educação.
O General avaliou que colocar pessoas com Deficiência em postos do Exército poderá ser possível. No entanto, maiores pesquisas deverão ser feitas e análise de casos.
Mesmo sofrendo com sua condição física, Villas Bôas avaliou que não abandonará seu posto, ele está no comando do Exército desde 2015 e é General desde 2011.
Um ponto importante levantado na pelo jornalista da ”Folha” é se a condição física de Villas Bôas poderá interferir na ”força” do Exército, prejudicando o andamento da equipe. O militar avaliou que será possível manter o mesmo profissionalismo de sempre mesmo passando por tantas dificuldades. Resta esperar para saber a reação da instituição com as dificuldades sofridas pelo comandante.
Terrível doença
A esclerose lateral amiotrófica é considerada uma das mais cruéis enfermidades do mundo. A doença gera paralisação, refletindo no sistema respiratório, motor, fala e deglutição. A expectativa de vida do paciente é de 3 a 4 anos. O físico Stephen Hawking tem 75 anos, porém consegue conviver com a doença há muitas décadas. Um dos medicamentos que respondem a doença é o ”Riluzol”, que ajuda no retardamento dos sintomas.