Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo pontua com novas conquistas à Cultura

Governo pontua com novas conquistas à Cultura
O Governo da Paraíba obteve significativa conquista neste final de semana, durante a realização da Plenária do Orçamento Democrático, na cidade de Cajazeiras, com a aprovação da instalação de uma unidade do CEARTE – Centro Estadual de Arte, com cursos e oficinas em várias linguagens artísticas, visando à formação artística dos jovens e adolescentes da região.
A proposta foi formulada a partir do Fórum Permanente de Cultura de Cajazeiras, reunido na Câmara dos Vereadores de Cajazeiras, com participação de produtores, dirigentes de entidades culturais, atores, atrizes, dançarinos, músicos, vereadores, e articuladores de cultura, entre outros segmentos de arte do município e daquela região sertaneja. Na plenária do dia 27.04, a proposta foi apresentada pelo teatrólogo Francisco Hernandez ao Governador João Azevedo, que de imediato teve sua confirmação.
O Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Damião Ramos Cavalcanti disse estar satisfeito com o resultado obtido dessa viagem e prometeu retornar no próximo dia 24 de maio, quando virá diretamente de Brasília para Souza, onde participará, à tarde, do Festival de Arte e Cultura Cigana, e à noite, nesse mesmo dia, estará novamente em Cajazeiras, desta vez para o evento da fundação da Academia Cajazeirense de Letras.
Nesta terça-feira, 30.04, foi a posse dos Conselheiros de Cultura do Estado e realização da Iª Reunião Ordinária de 2019, com participação maciça de conselheiros de toda a Paraíba. Foram debatidos assuntos pertinentes aos eventos culturais e calendário das principais cidades que são divididas por doze regiões; Plano Estadual de Cultura, LOA e também a criação de Articulador Cultural Adjunto em cada município.
Já no início, o Secretário de Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, fez uma explanação do conceito de cultura e sobre as funções essenciais do Conselho. Disse que os Conselheiros devem respeitar e ser respeitados em suas opiniões. Em seguida, o que compreende o orçamento anual para gastos e investimentos da Secretaria durante o ano, e do Plano Anual de Cultura e metas a ser atingido pelo Governo João Azevedo, e também os esforços empreendidos para juntar-se às homenagens pelos 100 anos do artista paraibano Jackson do Pandeiro. Depois, foi a vez dos Conselheiros manifestarem suas demandas, e ao final foi servido um almoço aos participantes desse proveitoso evento.
Ass. de Imprensa.