Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo do Estado anuncia ano cultural em homenagem a Sivuca; Itabaiana ganhará monumento do artista

Governo do Estado anuncia ano cultural em homenagem a Sivuca; Itabaiana ganhará monumento do artista


Na imagem o prefeito de Itabaiana Lúcio Flávio ao lado do secretário de Cultura do Estado, Damião Feliciano

O Governo da Paraíba instituiu 2020 como o “Ano Cultural Mestre Sivuca” em homenagem àquele que foi um dos mais expressivos artistas da terra, levando o nome do Estado além das fronteiras do Brasil, de forma internacionalmente representativa. Reconhecendo a importância histórica de Sivuca, o governador João Azevedo resolveu retribuir, através de diversas ações programadas, uma Comissão específica dedicada as homenagens ao artista e a preservação de sua memória.

O Prefeito de Itabaiana – terra natal de Sivuca, Lúcio Flávio, além da secretária de Turismo do município, Socorro Almeida, se reuniram com o secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, ocasião essa em que foram elencadas diversas ações, entre elas a criação de um “Espaço Cultural Sivuca” e instalação de um grande monumento em praça pública com uma estátua do artista, além da programação de shows comemorativos dos 90 anos do grande mestre, naquela cidade.

Segundo a assessoria de comunicação da Secult, a programação oficial do evento deve ser divulgada em breve com diversas homenagens e que devem durar até o final do ano, promovendo assim a memória de Sivuca. Entre elas está a apresentação de alunos da Rede Estadual de Ensino, através de rico material distribuído pela Secretaria, além de shows, palestras, debates, e muito mais.

Para o secretário da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, “essa iniciativa do governo João Azevêdo vem enriquecer ainda mais a nossa cultura, tendo em vista que Sivuca deixou um dos mais importantes legados da música brasileira, às atuais e às futuras gerações paraibanas. Sendo sucesso no Brasil e no mundo, como cantor, compositor, músico – tocava vários instrumentos, principalmente violão e acordeom, e também exercia habilidade e conhecimento de maestro”.

Sucessos do mestre
Entre os mais conhecidos sucessos do artista Sivuca, estão as músicas Feira de Mangaio, gravada por ele e também pela cantora Clara Nunes (in memoriam), e João e Maria, parceria com Chico Buarque de Holanda.

Portal WSCOM/vavadaluz