Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Fórum Forró de Raiz Online em Salvador acontece neste final de semana (Alessandra Lontra)

Fórum Forró de Raiz Online em Salvador acontece neste final de semana

Forró de Raiz Online em Salvador (BA) – Foto: Divulgação

A força do forró chega a Salvador, transformando a cidade na Capital do Forró Tradicional e destaca, ao lado dos mestres do forró, os escritores e os especialistas do direito.

Esta é a terceira edição do Fórum Forró de Raiz 2020, onde shows, rodas de conversa, entrevistas e discussões sobre temas referentes às raízes do ritmo nordestino serão transmitidos diretamente de Salvador (BA), nesta sexta-feira (2) e no sábado (3), a partir das 14h. As inscrições e ingressos podem ser adquiridos gratuitamente no www.sympla.com.br.

Durante a programação, grandes nomes do forró tradicional estarão fazendo apresentações, discutindo e debatendo as condições de produção, circulação e preservação do forró, das danças e das festas que representam a identidade do povo nordestino.

Têm lugar na mesa de abertura a coordenadora nacional do Fórum, Joana Alves; a coordenadora Estadual interina, Larah Oliveyrah; o diretor da CCPI, André Reis; a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Forró, Fátima Nunes; a presidente  da comissão de Cultura da ALBA, Fabíola Mansur; a presidente da UPB, Eures Ribeiro e o deputado federal, Daniel Almeida / Lídice Da Mata.

Também participam da mesa o representante do IPHAN Nacional, Hermano Fabrício Oliveira Guanais e o superintendente do IPHAN Estadual, Bruno Tavares; o superintendente do IPAC, Roberto Pelegrino; o presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Pan Batista; o presidente do Conselho Consultivo Fremusica, Daniel Neves; a coordenadora da Coordenação Rede do Samba de Roda de Irará Asseba, Olívia Silva e o artista representante da Bahia, Del Feliz.

O Fórum de Forró de Raiz recebe o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dos governadores, prefeitos e vereadores de cada estado. Para essas edições, foi recebida a Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida.

Sobre o Fórum de Forró de Raiz

O Fórum nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos, a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e contou com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer e entretenimento para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente,  a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda,  cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e público em geral.

Acompanhe a programação do Fórum Forró de Raiz de Salvador:

Data: 02 de outubro (sexta-feira)

14h: Abertura

Clip, Marquinhos Café ao vivo tocando Asa Branca, Mesa de abertura.

-Palestra: Salvaguarda e Patrimônio Imaterial com Deyvesson Gusmão do IPHAN Nacional e Bruno Tavares do IPHAN (BA)

-Roda de conversa 1:  Aspectos Conceituais
Tema: Matrizes Tradicionais do Forró (Costumes relacionados aos saberes e fazeres tradicionais locais)
Mediador: Gisele Andrade
Convidados: Antônio José Nunes, cantor, compositor e zabumbeiro, estudioso e propagador da obra de Jackson do Pandeiro na Bahia; Gereba Barreto compositor, cantor, instrumentista. Conviveu com Gonzaga, Luiz Mário, Trio Nordestino; Capitão Corisco, cantador e criador do Bando Virado no Mói de Coentro, Tocador de pífano; João Paulo, Zabumbeiro; Virgílio Forrozeiro, cantor

-Exibição do Documentário “Carlos Silva – O Cordel na Festança de São João”

-Roda de Conversa 2: Territórios e Comunidades

Tema: Os Pólos de Difusão e Conivência ( Locais onde o Forró acontece, identificação de comunidades forrozeiras – grupos e famílias- aspectos geográficos que se destacam nas ações do Forró tradicional).
Mediador: Antônio – Point do Forrozão
Local: Jânio Amílcar, Coliseu do Forró; Amadeu Alves, gestor cultural “Viva Gonzagão”
Eventos: Jó Miranda, Forró do Talco; Zelito Miranda, Forró no Parque; Chico Leite, Espaço Cultural Chico Leite

-Exibição do Documentário “Bando cavalos do Cão”

-Videoclipe

-Entrevista e Show com Mestre Antônio José
Entrevista e Show com Mestra dona Antônia-Cachoeira
Entrevista e Show Mestre Toninho-Corujas do Norte

Data: 03 de outubro (sábado)

14h: Abertura

Música de Gordurinha, compositor Baiano – Léo Aquino, Falas da coordenação Nacional, Henrique Sampaio

-Roda de Conversa 3: Sustentabilidade
Tema: O Forró como Conteúdo Pedagógico (A educação musical e patrimonial voltada para a valorização das matrizes forrozeiras)
Mediador: Celo Costa
Convidados: Letieres Leite, Orquestra Rumpilezz; Gildo Arano, Professor de sanfona; Edglei Miguel, Professor de Sanfona; Mateus Moraes, Professor Sanfona

-Videoclipe “Luiz Mário filho de Lindú conta a história do Trio Nordestino”

-Roda de conversa 4: Sustentabilidade
Tema: Direito e Forró (Acompanhamento das contratações dos artistas pela administração pública, Direitos autorais, etc.)
Mediador: Breno Emílio Rocha, Advogado e Sanfoneiro
Convidados: Dr. Rodrigo Moraes, advogado, professor de direito autoral na UFBA e compositor; Dra. Lorena De Borba Pacheco, especialista em direito Civil, experiência em eventos culturais; Ricardo Bezerra, autor do Livro “Licitação e Cultura, Contratação de Artistas pela Administração Pública”, escritor (PB); Dr. Gustavo Pereira Leal, especialista em Direito Penal, cantor, compositor e Sanfoneiro; Dr. Antônio Costa, professor da Uni. Baiana, cantor, palestrante, colaborador do museu Luiz Gonzaga em Campina Grande, compositor e sanfoneiro,

-Observatório de Economia Criativa – OBEC/UNEB/UFRB/UPB
“Impactos da Covid-19 nos festejos juninos da Bahia”
Convidados: profa. Carmen Lúcia Lima, coordenadora da pesquisa, docente UNEB e profa. Lúcia Aquino, coordenadora, da pesquisa, docente UFRB

-Mesa de Relatoria

-Exibição de Videoclipes

Teatro Girô – Causos de Zé Bocó e Mané Preguiça

Mestre Gereba Barreto ( Entrevista e Show)
Mestre Capitão Corisco( Entrevista e Show)
Mestre Virgílio Forrozeiro ( Entrevista e Show)

Próximos Fóruns:

Dias: (16) e (17) de outubro
Local: Teresina, Piauí

Dias: (30) e (31) de outubro
Local: São Luís, Maranhão

Dias: (05) e (06) de novembro
Local: Cruz das Almas, Bahia

Dias: (04) e (05) de dezembro
Local: Fortaleza, Ceará

Dias: (12) e (13) de dezembro
Local: Lauro de Freitas, Bahia

Dias: (18) e (19) de dezembro
Local: Mucugê, Bahia

Serviço:

Fórum Forró de Raiz 2020 Edição Online Salvador
Data: (02) sexta-feira e (03) sábado, de outubro
Local: Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Canal “Fórum Forró de Raiz, Forró Patrimônio” no YouTube, direto de Salvador, (BA)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/forum-estadual-do-forro-de-raiz—salvadorba__998606
Siga Balaio Nordeste no Instagram @balaionordeste e no Facebook: https://www.facebook.com/balaiopb

Assessoria