Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Festival de Inverno de Campina Grande divulga algumas atrações para a edição 2014

fest1
A edição 2014 do Festival de Inverno de Campina Grande acontecerá de 15 a 23 de agosto fará parte das comemorações do sesquicentenário da cidade, a programação contempla espetáculos de dança, teatro, música e cultura popular. 
A comissão de organização da 39º edição do FICG, já confirmou algumas das atrações. Entre os espetáculos de dança contemporânea está a Cia Quasar, da cidade de Goiânia com o “No Singular”, na música duas atrações nacionais farão shows, no dia 22 no Teatro Municipal Severino Cabral terá a representante da nova geração da MPB Maria Gadú e no dia 23 na Praça da Bandeira a banda de reggae Yute Lions, revelação do reality musical SuperStar.
O FICG é realizado pelo Solidarium- Instituto de Cultura, Arte e Cidadania e seus objetivos são a promoção social, incentivo a produção cultural e compromisso com a formação de artistas locais e a Prefeitura Municipal de Campina Grande.
Na primeira quinzena de julho será divulgada a programação completa em entrevista coletiva de todas as mostras desta edição. 
 
fest
Sobre Cia Quasar
Movimentos e expressões de dança que sempre surpreendem o público pelo viés de um olhar poético e bem humorado. Uma estética contemporânea arrojada que resulta em coreografias que cativam pelo apuro técnico. Essas propostas se destacam no trabalho da Quasar Cia de Dança com mais de 20 anos de atuação em palcos nacionais e internacionais. 
A Quasar transita com muita singularidade por múltiplas estéticas com recortes e misturas inovadoras da dança que se interrelacionam com técnicas de mímica, do circo, do teatro, da videoinstalação, dentre outras manifestações culturais e artísticas. Companhia independente também participa de uma série de projetos paralelos. O principal objetivo é: profissionalização da dança e a formação de um público que melhor contextualize um trabalho que se pauta por uma forte identidade autoral. É o prazer artístico respaldado pelo selo da qualidade.
À frente da companhia encontram-se seus fundadores Vera Bicalho (diretora geral) e Henrique Rodovalho (diretor-artístico e coreógrafo) – ex-bailarinos do Grupo Energia e do Grupo Movimento, seus precursores no início dos anos 1980. Sem medir esforços a dupla investiu, em 1988, na criação de um grupo de dança (com bailarinos em permanente renovação) que hoje é celebrado em vários países. 
fest3
Sobre Maria Gadú 
Paulista, desde os 13 anos, shows em bares e festas de família em sua cidade, em 2008 mudou-se para o Rio de Janeiro quando começou a tocar em bares da Barra da Tijuca e da Zona Sul. Sua carreira passou a ter ascensão ao despertar atenção de famosos ligados ao meio musical, como Caetano Veloso, Milton Nascimento, João Donato, dentre outros. 
A canção “Shimbalaiê”, sua primeira composição aos 10 anos de idade foi incluída na trilha sonora de mais uma produção da TV Globo, desta vez em horário nobre, a novela Viver a Vida. Em 2010 No mesmo ano, recebeu duas indicações ao Grammy Latino nas categorias Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum de Cantor/Compositor.
“Nós” é o terceiro álbum de estúdio e a primeira compilação da cantora brasileira Maria Gadú. No álbum, Maria Gadú interpreta canções com outros nomes da Música Popular Brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chitãozinho & Xororó, Milton Nascimento, Ana Carolina, Sandra de Sá, Ivan Lins, Jay Vaquer, Tiago Iorc, entre outros.
Site oficial: www.mariagadu.com.br
fest2
Sobre Yute Lions
Formada em 2009 a banda Yute Lions é uma reunião de músicos experientes da cena reggae carioca. A banda estreou com a música “Ilusão” e lançou seu primeiro CD em maio de 2010, com cinco músicas, que de cara tiveram um ótimo retorno dos fãs, amigos e apreciadores da música reggae no Brasil. As portas foram se abrindo, a banda começou a se apresentar em casas como a Fundição Progresso (RJ), dividindo palcos com bandas nacionais e internacionais, já consagradas. Três anos depois, YL se prepara para lançar seu primeiro álbum “oficial”, “YUTE LIONS”, gravado no Estúdio Jamaica (RJ), e produzido pelo baixista da banda Thiago JahBass. O groove pesado do baixo e da bateria, a percussão da banda com elementos modernos, suas vibrantes harmonias de guitarras e teclados e um vocal inconfundível e potente, vem se firmando YL como uma das bandas de destaque no Brasil. Os músicos buscam fazer um som original, que sem perder o “roots”, agrega novas tendências, sempre respeitando e seguindo a inspiração das raízes, de onde tudo começou na Jamaica. 
Este ano, ganharam destaque ao participar do reality musical da Rede Globo, o programa Super Star, aonde chegou ao top 10.
Site oficial da banda www.yutelions.com.br
 
(FOTOS E TEXTO EM ANEXO)

— 

Assessoria de Comunicação – FICG 2014

Giseli Sampaio – (83) 9965-7670 / (83) 8753-1369
Skarllety Fernandes – (83)- 9994 3643 / (83) 8879-7150
Site do Festival festivalcampina.com.br