Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

DESAFIO NOTA 10 – Caminhos para valorização e preservação dos Museus no Brasil (com Vavadaluz)

 

DESAFIO NOTA 10 – Caminhos para valorização e preservação dos Museus no Brasil

Preservar a história e a memória do ser humano sempre foi um grande desafio. Nesse contexto, os museus exercem um significado extremamente relevante. Muitos pensam que eles são apenas um caminho em direção ao passado, quando na verdade são muito mais que isso. É um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, pois olhar o passado é conhecer o que foi feito para aprimorar mecanismos que podem influenciar o presente, para que novos conhecimentos e técnicas sejam disponibilizadas para a sustentabilidade das futuras gerações.
O termo museu teve sua origem na Grécia antiga, nas palavras gregas ‘Mousa’ e ‘Mouseion’, templo das nove musas, ligadas a diferentes ramos das artes e das ciências, filhas de Zeus e Mnemosine, divindade da memória, sendo locais sagrados, reservados à contemplação e aos estudos científicos. Esses locais foram considerados como o primeiro museu, no qual era constituído de bibliotecas, jardim, observatórios, sala de leitura, entre outros ambientes

Nesta segunda teremos como convidado o Poeta e Secretário de Turismo de Ingá Vavá da Luz que falará sobre o Museu de Historia Natural de Ingá em LIVE que acontecerá a partir das 19 horas com todas as turmas.