Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CLUBE DA HISTORIA EM : O seixo mágico

clube

 

Fecha os olhos e pensa numa montanha. É a montanha mais alta que viste. Como será estar no topo? Vamos ver se descobres! Pega na tua lanterna mágica e segue pelo Caminho Encantado. Onde irá levar-te esta noite?

 
 

Olha! Há um caminho de pedras, estreito, sinuoso, por entre árvores altas e brilhantes com orvalho. Por detrás do cimo das árvores vês o pico da montanha lá muito acima, à tua frente. A montanha é linda e majestosa e brilha ao sol da manhã. Queres subi-la, mas não sabes bem como fazê-lo.

Mas, espera! Está alguém no caminho. Talvez saiba como chegar ao topo. Tem pernas magras e os seus pés descalços parecem fortes, mas têm cicatrizes por andar pela montanha. Olhas fixamente para a cara. Tem a pele enrugada qual couro velho, mas os seus olhos verdes e suaves olham para ti com bondade.

— Sou o Homem da Montanha e vou guiar-te — diz, com carinho. — A montanha parece alta, mas poderás chegar ao topo se tentares.

Pede-te que o sigas.

 No início, o caminho é plano e avanças facilmente. Mas rapidamente torna-se escarpado e depois ainda mais escarpado. É difícil acompanhar o Homem da Montanha!

Agora estás com calor e sem fôlego. Gotas de suor escorrem-te pela cara e sentes as pernas pesadas, muito pesadas. O topo da montanha parece estar ainda bem distante. Como conseguirás aguentar? O Homem da Montanha para e tira do bolso um grande seixo redondo que coloca na tua mão.

— É um seixo mágico — explica. — Sempre que penses que não vais conseguir chegar ao topo, aperta-o com força e acredita que consegues.

Continuas pelo caminho escarpado, seguindo o curso de uma ribeira rumorejante, no meio da qual há várias pedras grandes. Há que saltar de pedra em pedra para a atravessar. Vês como o Homem da Montanha passa com leveza de uma pedra para outra, mas tens medo de o seguir. As pedras são escorregadias e distantes umas das outras, e pensas que poderás cair à água gelada.

— Lembra-te do seixo — grita o Homem da Montanha do outro lado do rio.

 Apertas com força o seixo. De repente sentes um impulso de energia e já não tens medo.

Sentes-te corajoso e confiante, saltando de pedra em pedra sobre a corrente. Já estás perto do topo da montanha, por cima das árvores. Sobes com a ajuda das mãos e dos joelhos e vais trepando pelos enormes pedregulhos. Quando te sentes exausto, sem forças para continuar, voltas a apertar o seixo. E é então que sentes a fresca aragem…

Chegaste ao pico! Estás no topo do mundo.

Conquistaste a montanha. Olha! Olha esta vista!

Lá bem ao longe, o que vês?

 

***

 
 
 

• Se queres conseguir algo, tens de acreditar que és capaz de o fazer.

• Fazer algo difícil é como seguir um caminho de montanha. Pode tornar-se mais difícil à medida que sobes, mas acabarás por lá chegar.

• Chegar ao topo compensa todos os esforços. Faz-te sentir bem contigo próprio.

• Podes ter medo de coisas que ainda nunca fizeste mas, se tentares, verás que muitas vezes não são tão assustadoras quanto pensavas.

• Aprender a fazer coisas difíceis com outra pessoa faz com que seja mais fácil voltar a fazê-las sozinho.

 
 
Anne Civardi et alii
 
Dorme Bem
Lisboa, Editorial Estampa, 2008
(Adaptação)