Sebastião está sentado ao colo do pai a brincar ao “Quanto é que gostas de mim?”
— Quanto, pai?
— Assim! — e o pai aperta Sebastião com força contra si.
— E da Joana?
— Assim! — outro apertão forte.
— E da mãe?
— Assim!
— E de nós todos juntos?
— Assim, assim, assim!
Sebastião solta gritinhos de alegria porque o pai o aperta com muita força, e diz em seguida:
— E a mãe gosta tanto de ti como do pão de cada dia.
— Como?
— Foi ela que disse. Ou qualquer coisa parecida.
Sebastião pensa por uns momentos.
— Porque é que não disse ‘bolo’?
— Porque não se come bolo todos os dias. Pão, sim. Precisamos de pão para viver – e o pai bate com a mão na testa. — Pão! Não queríamos cozer um pão especial para pôr no cesto da Páscoa?
— Sim! No forno do avô!
Quando o pai era novo, viveu na quinta Hinteregg. Agora mora no vale há muito tempo mas a pequena quinta com as macieiras e o forno antigo ainda lhe pertence. De cada vez que é preciso cozer pão, Sebastião e os pais vão a Hinteregg.
— Pai, faz um pão como o que Jesus comeu no tempo dele, por favor.
— Estás a falar da última ceia? Nessa altura comeu pão matzo, segundo a tradição judaica. Era um pão ázimo, seco e fino, feito sem fermento. Estás a falar de um desses pães?
Sebastião franze a testa.
— Não. Gostava de algo mais substancial. No domingo, vou perguntar outra vez à Lena, logo depois da missa.
A assistente pastoral tem um livro de receitas do tempo de Jesus.
— O teu pai tem razão — diz a Sebastião. — Durante os feriados de Pesach, os judeus não comiam nada feito de massa levedada. Faziam bolos de especiarias com farinha de matzo e ovos. Mas para outros dias de festa tinham pães levedados. Olha, aqui está: pão de passas, trança de sésamo, pão de figos, pão de nozes e tâmaras…
— Pão de nozes e tâmaras soa bem! — diz Sebastião.
— Eu vou copiar-te a receita — diz Lena. — Achas que o teu pai podia levar o grupo da comunhão a assistir? Cozer pão em Hinteregg seria uma ótima aula!
O pai estuda a receita e suspira.
— Com fermento natural? Mas vai demorar dias!
— Não faz mal — diz Sebastião. — Ainda há tempo. Posso dizer aos meus colegas que vamos cozer pão na Quinta-Feira Santa?
O pai suspira outra vez.
— Está bem. Vou então tirar livre a Quinta-Feira Santa. E agora vou mostrar-te como se faz levedura natural.
Numa bacia de barro mistura, com uma colher de pau, farinha integral com água morna. Depois coloca a massa lá fora, no terraço soalheiro.
— A mistura precisa de ar para poder fermentar. No ar há microrganismos tão minúsculos que só se podem ver ao microscópio. Os fermentos penetram na massa e modificam-na com os seus gases, até ela ficar pegajosa e com bolhas.
À noite, Sebastião traz a terrina para a sala para a massa ficar ao calor. No terceiro dia começam a aparecer as primeiras bolhas. A massa também já tem outro cheiro.
— Isto está a ficar bom?
— Sim. Cheira a fermentado. É neste início de fermento que misturamos agora farinha e água para fazer o fermento final.
Na manhã de Quinta-Feira Santa, Sebastião espantou-se. O fermento tinha duplicado de tamanho! O pai deita um pedaço numa chávena que guarda no frigorífico.
— É para a próxima vez que cozermos pão. Agora vamos fazer a massa para o teu pão de nozes e tâmaras. Para isso vamos precisar do maior alguidar que houver cá em casa!
O pai volta a misturar farinha e água morna, depois mede uma chávena pequena de azeite, tâmaras e nozes secas picadas finas. Amassa com força e cobre a massa com um pano da cozinha.
A mãe abana a cabeça:
— Antigamente cozer pão era tarefa de mulheres, não era? E bem morosa!
A mãe enche um cesto com a merenda para Hinteregg, porque até mesmo o aquecer do forno e o cozer demoram horas. Sebastião e o pai levam para o carro o recipiente com a massa. Vão buscar os colegas de Sebastião à paragem do autocarro e depois sobem a montanha.
Na antiga cozinha de Hinteregg cada um dá forma ao seu pão. São depois cobertos com panos e colocados ao sol. Agora têm de “crescer” pelo menos durante duas horas. Sobra-lhes muito tempo para lanchar e brincar. Mas todos querem ajudar a acender o forno.
O antigo forno está ao ar livre na orla do pomar. Tem espaço para nove pães. O pai de Sebastião empilha os cavacos de madeira tal qual aprendera em pequeno com a avó. Espera até a madeira ter ardido e ficar reduzida a brasas. As crianças mergulham ramos de pinheiro num balde de água. O pai varre as brasas para o lado e varre o chão com os ramos húmidos. Que emocionante!
Cada um faz uns riscos por cima do pão com uma faca. De seguida, os pães vão ao forno. O pai mete-os lá dentro com uma pá de cabo comprido e fecha a porta.
— Agora já ganhaste uma bebida! — diz Sebastião.
— E um pão de queijo! — diz Susana.
É bom sentar-se ao lado do forno quente e sentir o vento de primavera na cara. É agradável imaginar como Maria terá cozido pão para o seu pequeno Jesus e para José, há dois mil anos. As tâmaras, comprara-as certamente a um vendedor.
— Mercadoria de Jericó de primeira categoria! — teria garantido o vendedor.
Terá Jesus ajudado a fazer a massa? Ter-se-á ajoelhado, impaciente, diante do pequeno forno de barro bojudo? Ou só provou o pão de tâmaras e nozes mais tarde, aquando da sua primeira peregrinação a Jerusalém, com doze anos?
— Esperem aqui à sombra — pode ter dito José. — Aquele padeiro ali vende pão de tâmaras e nozes segundo uma antiga receita de Jericó.
E meteu-se na confusão da multidão para comprar a saborosa especialidade para os seus dois entes queridos. Com um pouco de queijo fresco com ervas, uma mão-cheia de azeitonas e um copo de chá de menta, o pão era uma refeição completa.
Passada uma hora, o pai de Sebastião tira o pão de tâmaras e nozes do forno.
Como cheira bem! Sebastião tem água na boca.
— Mas a Lena disse que só daqui a dois dias é que sabe mesmo bem!
— Mesmo a tempo para o cesto da Páscoa!**— diz o pai.
Sebastião acena com a cabeça.
É tarefa sua fazer e enfeitar o cesto da Páscoa para ser benzido na igreja.
Sebastião já se sente contente. Vai colocar lá dentro pão e sal, manteiga e cherovias, ovos pintados e carne. Tapa tudo com a toalha bordada a ponto de cruz vermelho.
Na asa prende dois narcisos.
** Em certos países, é tradição, na Quinta-Feira Santa, levar a benzer à igreja um cesto com a comida do dia de Páscoa.
Lene Mayer-Skumanz
Anna und Sebastian
Wien, Herder Verlag, 2003
(Tradução e adaptação)