Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CLUBE DA HISTORIA EM : A árvore da sabedoria

O Clube das Histórias
 ______________________________________

clube

 

— Já ouviste falar da árvore da sabedoria, meu filho?

E contou-lhe que, desde a noite dos tempos, existia no deserto uma palmeira excecional. Dizia-se que quem comesse os seus fru­tos adquiria inteligência, encontrava a chave da felicidade, e sabia como viver bem e em paz, sem que nada o atormentasse. Mas era muito difícil encontrá-la e eram poucos os que tinham conseguido trepar pelo seu tronco.

O rapaz, fascinado com semelhante revelação, decidiu partir em busca dessa árvore tão prodigiosa. Percorreu o deserto de nor­te a sul e de este a oeste, perguntando a homens sábios, a mercado­res e a viajantes.

Mas teve de regressar para junto do pai, dececionado e triste.

— Procurei essa palmeira excecional de que me falaste e não fui capaz de encontrá-la.

— Meu filho, como és ingénuo! Não se trata de uma verdadei­ra palmeira. A árvore da sabedoria é a educação que cada um deve adquirir desde jovem. É preciso trepar pelo seu tronco com a aprendizagem da leitura e do cálculo. Depois, é preciso deslizar entre as suas folhas, evitando picar-se nos espinhos afiados, que representam o trabalho árduo da escrita e da redação. A seguir é preciso saber manipular as suas flores para que tenha lugar o mila­gre da fecundação, que é o trabalho do pensamento e da reflexão. E se conseguires superar todos esses obstáculos, poderás aspirar a provar a doçura das suas tâmaras, ou seja, terás atingido por fim a sabedoria e desta forma saberás resolver todos os problemas que a vida te for apresentando.

Ana Tortajada

Filhas da areia

Porto, Asa Editores, 2005

(Adaptação)