Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Carnaval: como será funcionamento de bancos, INSS, Correios e B3? Veja horários

Consumidor deve se planejar porque os principais serviços estarão fechados entre segunda (20) e terça (21)

O Carnaval está de volta em 2023 com desfiles nos sambódromos e blocos de rua ao redor do país, mas se você precisar pagar alguma conta ou usar algum serviço durante os dias de festa deve ficar atento: entre segunda (20) e terça-feira (21) bancos, Correios, INSS, Poupatempo entre outros serviços estarão fechados. Na Quarta-Feira de Cinzas (22), todos os serviços funcionarão de forma parcial.

Neste ano, em São Paulo, sete escolas abrirão o desfile das escolas de samba do Grupo Especial nesta sexta-feira (17), a partir das 23h15, no sambódromo do Anhembi. O segundo dia começa mais cedo, com os desfiles acontecendo a partir das 22h30 de sábado (18). Além do grupo especial, as escolas do grupo de acesso farão suas apresentações no domingo (19), a partir das 21h30.

Já na Sapucaí, no Rio de Janeiro, os desfiles das escolas da Série Ouro começa mais cedo: a partir das 21h30 desta sexta-feira (17). A festa continua no sábado, a partir das 21h15. No domingo, os desfiles do Grupo Especial começam a partir das 22h.

Importante relembrar que, segundo a Portaria nº 11.090/22, nenhum dia do Carnaval é considerado feriado por lei federal. Assim, os dias 20 e 21 de fevereiro são considerados pontos facultativos. A Quarta-Feira de Cinzas, em 22 de fevereiro, é considerado ponto facultativo até às 14 horas.

Confira, a seguir, o que abre e o que fecha durante o Carnaval.

Bancos fechados

Não haverá atendimento presencial nas agências bancárias na segunda-feira (20) e na terça-feira (21). Já na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro, o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.

Em nota, a Febraban (associação dos bancos) orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

“Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação, os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, explica Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban.

Contas com vencimento durante o feriado

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, na quarta-feira (22), conforme o horário de funcionamento. Os tributos já costumam vir com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

“Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, sugere o diretor.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

B3 opera somente na quarta

A B3, Bolsa de Valores, anunciou que não haverá negociação nos dias 20 e 21 de fevereiro. A Bolsa informou que retomará os serviços na Quarta-Feira de Cinzas, quando o pregão regular abrirá às 13h (horário de Brasília).

Haverá sessão contínua de negociação dos ativos de renda variável das 13h às 17h55, com pré-abertura das 12h45 às 13h. Para os derivativos financeiros e de commodities, a sessão de negociação abrirá às 13h (com pré-abertura das 12h55 às 13h). Já o mercado de balcão organizado funcionará das 13h às 17h55, com call de fechamento para todos os ativos das 17h55 às 18h.

Poupatempo volta na quarta

As unidades do Poupatempo estarão fechadas nos dias 20 e 21 de fevereiro. Na quarta (22), a partir de 12h, os postos retomarão as atividades, mediante agendamento obrigatório de data e horário, com exceção das cinco unidades 100% digitais (Campinas Digital, Crea-SP, Piraporinha, Carrão e Santana) que dispensam escolha de data e horário prévios.

Segundo a prefeitura de SP, o agendamento para ser atendido no Poupatempo deve ser feito pelos canais digitais, como o portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda através do Assistente Virtual, chamado “P”, que atende no portal e WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Detran-SP com horários mistos

As unidades do Detran-SP seguirão o seguinte calendário:

  • no sábado (18): unidades abertas aos sábados funcionarão em horário normal;
  • na segunda (20): unidades fechadas;
  • na terça (21): unidades fechadas;
  • na quarta (22): unidades abrem às 12h.

Segundo a prefeitura, a realização de exames de aptidão física e mental nas clínicas credenciadas, as avaliações psicológicas e as aulas pelos Centro de Formação de Condutores (CFCs) poderão ser efetuadas normalmente nesses dias.

INSS retoma atendimentos na quarta

As agências do INSS estarão fechadas nos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira). Na quarta (22), as unidades de atendimento voltam a funcionar a partir das 14h e atenderão os serviços que estão agendados.

Caso precise de informações, o cidadão pode contar com o atendimento telefônico da Central 135, que no sábado (18), segunda (20) e terça (21) estará disponível até às 18h com atendimento humano. O atendimento eletrônico seguirá disponível 24h por dia, ao longo de todo o período.

Pela Central, é possível obter informações sobre benefícios e pagamentos ou conferir o horário de agendamento de atendimento presencial. Os serviços também estão disponíveis no site e aplicativo.

Correios parcialmente fechados

No sábado (18), o serviço de entregas ocorrerá normalmente e haverá expediente apenas nas agências que já atendem nesse dia. Na segunda (20) e terça-feira (21) não haverá atendimento nas agências. O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira (22), sendo que as agências abrirão a partir das 12h.

Na segunda e terça, o atendimento da Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível por meio dos seguintes canais:

Lotéricas podem estar abertas

As lotéricas têm autonomia para decidir se vão abrir durante o Carnaval ou não, segundo informou a Caixa Econômica Federal. Quem precisar de algum serviço de lotérica deve checar se a unidade mais próxima vai abrir ou não antes de ir presencialmente até lá.

Quais outros feriados em 2023?

Feriados nacionais 

• 7 de abril (sexta-feira): Sexta-Feira Santa
• 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
• 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
• 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
• 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
• 2 de novembro (quinta-feira): Finados
• 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
• 25 de dezembro (segunda-feira): Natal

Pontos facultativos

• 8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
• 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público